Durante a inauguração da área dedicada a Avatar no parque Animal Kingdom, na Disney, o diretor e criador do mundo de Pandora, James Cameron, explicou como tudo aconteceu. Ele foi generoso ao dizer que, apesar de ter auxiliado na consultoria do projeto, Pandora – The World of Avatar tem outros autores:

“Joe Rohde foi o cara com a visão, que abraçou e carregou a tocha da ideia, os temas sobre a cultura indígena, ecossistemas, conservação”, ele disse, em entrevista à CNN.

O diretor também foi questionado sobre a demora de Avatar 2 e os constantes adiamentos. Quanto a isso, porém, foi categórico, citando continuações que comandou que também tiveram um grande gap e, mesmo assim, foram um sucesso de público:

“Houve um espaço de sete anos entre O Exterminador do Futuro e O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, sete anos entre Alien: O 8º Passageiro e Aliens: O Resgate. Obviamente, haverá um espaço maior entre Avatar e Avatar 2. Mas Avatar 2 traz não a promessa, mas a certeza de outros três filmes além desse, e esse é um conceito muito diferente para o público”, ele justificou, dizendo que a demora se deve muito “à criação da visão geral” que será estabelecida pelos próximos filmes da franquia. “E, aliás, esse universo ajudará a preencher esse gap na consciência do público. As pessoas verão e dirão ‘Cara, eu preciso de mais Avatar‘”.

Pandora – The World of Avatar será aberto ao público no próximo fim de semana, trazendo consigo uma proposta de conscientização ambiental que é de grande importância para James Cameron. Segundo ele, os maiores problemas do mundo atual são:

“O nosso desrespeito pelos sistemas naturais e falta de limite como uma espécie que consome tudo à vista. Acho que a verdadeira batalha do futuro, filosoficamente, será entre os predadores e os zeladores. E os perdedores estão por cima hoje porque, na cabeça deles, se você não é um predador, você é um perdedor”.

Avatar 2 estreia no dia 18 de dezembro de 2020, onze anos após o lançamento do filme original. Confira as datas das outras continuações de Avatar.