OLD BUT GOLD: Encurralado

Encurralado (Duel) é o primeiro longa dirigido por Steven Spielberg, em 1971.

Em clima de Halloween, escolhi o 1º longa dirigido por Steven Spielberg, Encurralado (1971). O suspense mostra o trajeto de David Mann (Dennis Weaver) de sua casa até uma reunião de trabalho, porém com uma adversidade no caminho.

No meio de uma estrada sem muito movimento, o protagonista se vê atrás de um velho caminhão de produtos inflamáveis soltando muita fumaça e andando bem devagar. Irritado, ele ultrapassa o caminhão e continua seu caminho. Não muito tempo depois, o caminhão o ultrapassa em grande velocidade e fecha o carro. A partir desse momento o inferno começa para Dave.

Inicialmente o caminhão provoca o protagonista e fica um duelo (nome do filme em inglês) de “se me passar eu te fecho”, mas assim que Dave consegue a ultrapassagem, o caminhão começa a persegui-lo.

O motorista nunca é mostrado e traz várias placas de outros carros, como troféus. Sempre que Dave consegue despistá-lo, ele reaparece anunciando sua chegada buzinando e em alta velocidade, fazendo você questionar como um caminhão tão velho e caindo aos pedaços pode ser tão rápido.

duel01

O filme tem poucas tomadas externas ao carro e o cenário é basicamente a estrada e seus arredores, há poucos diálogos e o protagonista está sozinho na maior parte do tempo. Um dos poucos diálogos do filme é usado apenas para mostrar quem é Dave e qual o motivo de sua viagem.

A câmera é muito bem trabalhada, mostrando o caminhão de baixo para cima em close com uma aproximação brusca, trazendo sentimento de inferioridade e ameaça.

Encurralado está longe de ser lento, seu clima tenso é crescente no decorrer da história. Em uma das cenas mais marcantes (para mim), Dave enfrenta um caminhão de cada lado da estrada: quando um acelera o outro recua, como uma disputa de animais, rosnando um para o outro e ameaçando se atacar. Ele deixa de ser um mero caminhão e passa a ser tratado como monstro.

Um filme tenso, que vale a pena ser assistido.

duel_poster