Sim, eu sei que é um site sobre cinema e não esportes, mas hoje eu vou falar das duas coisas, futebol americano e cinema. Duas coisas que eu gosto muito.

A maioria dos filmes de futebol americano mostra a glória, o espetáculo, a magia do esporte, e de como ele pode mudar a vida das pessoas. Sempre filmes com mensagens de superação, determinação que nunca devemos abaixar a cabeça e desistir dos nossos sonhos…Pois bem, esse filme fala exatamente o contrário. Conheça o “Lado sombrio da força”

Um Homem entre Gigantes (Concussion) é o título do último filme até então lançado com Will Smith, na minha mais humilde opinião, um dos melhores atores da atualidade. No longa, ele interpreta o doutor Bennet Omalu, um médico patologista forense e neuropatologista. O Dr. Omalu, foi o primeiro médico nos EUA a expor os perigos reais de se jogar futebol americano, perigos que a NFL (National Football League) escondeu durante muitos anos, e que só veio a público no ano de 2002, com a morte do ex-jogador Mike Webster, 4 vezes campeão do Super Bowl pelo Pittsburgh Steelers. E é com a morte dele que a vida do Dr. Omalu, a NFL e de todos os amantes do futebol americano muda drasticamente.

Will Smith, o verdadeiro Dr. Omalu e o diretor Peter Landesman no set de "Um Homem entre Gigantes"
Will Smith, o verdadeiro Dr. Omalu e o diretor Peter Landesman no set de “Um Homem entre Gigantes”

ATUAÇÕES

Will Smith está brilhante, um desempenho impecável digno de muitos elogios. Vendo videos reais do Dr. Omalu de explicação da doença, e comparando com a atuação do Will Smith, não tem como dizer o contrário. Todos os trejeitos, a personalidade e até o sotaque, foram muito bem desenvolvidos. Alec Baldwin, também está no filme e, novamente, só tenho elogios a dizer sobre a atuação, porem ele não seja um ator que me agrade muito por conta da sua cara de paisagem, em todas as cenas dele, sua feição é a mesma, e isso também pode se estender a seus outros filmes.

As demais atuações de personagens coadjuvantes também foram de total eficiência, pois elas se encaixaram perfeitamente com a direção e de como a história foi trabalhada pra que pudesse ser transformada em filme. E não posso esquecer também de mencionar a produção como um todo do filme, pois retratou de uma forma muito fiel o que é esse problema para quem está envolvido no meio futebol americano, todos os diálogos, e frames de explicação do esporte foram muito elaborados e explicado (falo isso porque assiste o filme legendado, talvez quando assistir dublado, mude minha opinião).

gigantes_03

OS PONTOS NEGATIVOS

Para mim, que sou jogador e um consumidor enlouquecido de futebol americano, fica difícil de colocar pontos negativos para esse filme, mas eu vou tentar listar algumas coisas.

O final do filme não me agradou, mas isso é uma coisa muito “estranha” de certa forma de se falar, até porque essa história ainda não teve um final, cada vez mais e mais descobertas sobre os perigos do futebol americano são apresentadas, então essa é uma história que está longe de ter seu final.

O fato que não me agradou muito, foi quando o Dr. Omalu é convocado pela associação de atletas da NFL para apresentar sua pesquisa de fato (até momento, a NFL não queria de forma alguma que o próprio Dr. Omalu apresentasse sua descoberta, e sim seus parceiros de pesquisa), foi uma cena que me lembrou muito o final de Tropa de Elite 2, em que todos acham que o capitão Nascimento vai sair matando todo mundo, e ao invés disso ele vai para um tribunal… Foi meio broxante, esperava mais. Mas como eu disse, é uma história real, não sei se o que realmente aconteceu foi daquela forma retratada no filme.

gigantes_01

O filme tem direção e roteiro de Peter Landesman e a produção fica a cargo de Ridley Scott, Giannina Scott, David Woltroff, Larry Shuman e Elizabeth Cantillon.