Sim, eu sei que é um site sobre cinema e não esportes, mas hoje eu vou falar das duas coisas, futebol americano e cinema. Duas coisas que eu gosto muito.
A maioria dos filmes de futebol americano mostra a glória, o espetáculo, a magia do esporte, e de como ele pode mudar a vida das pessoas. Sempre filmes com mensagens de superação, determinação que nunca devemos abaixar a cabeça e desistir dos nossos sonhos…Pois bem, esse filme fala exatamente o contrário. Conheça o “Lado sombrio da força”
Um Homem entre Gigantes (Concussion) é o título do último filme até então lançado com Will Smith, na minha mais humilde opinião, um dos melhores atores da atualidade. No longa, ele interpreta o doutor Bennet Omalu, um médico patologista forense e neuropatologista. O Dr. Omalu, foi o primeiro médico nos EUA a expor os perigos reais de se jogar futebol americano, perigos que a NFL (National Football League) escondeu durante muitos anos, e que só veio a público no ano de 2002, com a morte do ex-jogador Mike Webster, 4 vezes campeão do Super Bowl pelo Pittsburgh Steelers. E é com a morte dele que a vida do Dr. Omalu, a NFL e de todos os amantes do futebol americano muda drasticamente.
ATUAÇÕES
Will Smith está brilhante, um desempenho impecável digno de muitos elogios. Vendo videos reais do Dr. Omalu de explicação da doença, e comparando com a atuação do Will Smith, não tem como dizer o contrário. Todos os trejeitos, a personalidade e até o sotaque, foram muito bem desenvolvidos. Alec Baldwin, também está no filme e, novamente, só tenho elogios a dizer sobre a atuação, porem ele não seja um ator que me agrade muito por conta da sua cara de paisagem, em todas as cenas dele, sua feição é a mesma, e isso também pode se estender a seus outros filmes.
As demais atuações de personagens coadjuvantes também foram de total eficiência, pois elas se encaixaram perfeitamente com a direção e de como a história foi trabalhada pra que pudesse ser transformada em filme. E não posso esquecer também de mencionar a produção como um todo do filme, pois retratou de uma forma muito fiel o que é esse problema para quem está envolvido no meio futebol americano, todos os diálogos, e frames de explicação do esporte foram muito elaborados e explicado (falo isso porque assiste o filme legendado, talvez quando assistir dublado, mude minha opinião).
OS PONTOS NEGATIVOS
Para mim, que sou jogador e um consumidor enlouquecido de futebol americano, fica difícil de colocar pontos negativos para esse filme, mas eu vou tentar listar algumas coisas.
O final do filme não me agradou, mas isso é uma coisa muito “estranha” de certa forma de se falar, até porque essa história ainda não teve um final, cada vez mais e mais descobertas sobre os perigos do futebol americano são apresentadas, então essa é uma história que está longe de ter seu final.
O fato que não me agradou muito, foi quando o Dr. Omalu é convocado pela associação de atletas da NFL para apresentar sua pesquisa de fato (até momento, a NFL não queria de forma alguma que o próprio Dr. Omalu apresentasse sua descoberta, e sim seus parceiros de pesquisa), foi uma cena que me lembrou muito o final de Tropa de Elite 2, em que todos acham que o capitão Nascimento vai sair matando todo mundo, e ao invés disso ele vai para um tribunal… Foi meio broxante, esperava mais. Mas como eu disse, é uma história real, não sei se o que realmente aconteceu foi daquela forma retratada no filme.
O filme tem direção e roteiro de Peter Landesman e a produção fica a cargo de Ridley Scott, Giannina Scott, David Woltroff, Larry Shuman e Elizabeth Cantillon.