De acordo com a Variety, um novo estudo do grupo de pesquisa EY’s Quantitative Economics and Statistics apontou que os filmes que são exclusivos de plataformas de streaming, como a Netflix, não prejudicam o lucro de produções lançadas diretamente nos cinemas.

Segundo o levantamento, os dois hábitos são complementares: as pessoas que frequentam com regularidade os cinemas, tendem a consumir mais filmes via streaming.

A pesquisa revelou que uma pessoa que visitou o cinema nove vezes ou mais nos últimos 12 meses, assistiu mais produções na Netflix do que alguém que foi ao cinema apenas uma vez no ano inteiro.

Os pesquisadores usaram 2.500 entrevistados (sendo que cerca de 80% foi ao cinema pelo menos uma vez) para o resultado alcançado.

O estudo contrapõe ao que muitos cineastas e produtores pensam. Por exemplo, o Festival de Cannes chegou a proibir que filmes originais da Netflix concorressem nas categorias de premiação após Okja ser vaiado pelo público quando o logo do serviço de streaming apareceu na tela. Mas, segundo a pesquisa recente, parece que um não anula o outro, conforme o que muitos ainda pensam.