A discussão de Duro de Matar ser ou não um filme de Natal está de volta para o fim de ano de 2019. Os novos integrantes nessa batalha de ideias profundas são as polícias de Nova York e Los Angeles. As duas instituições aproveitaram a noite de Natal para se posicionarem nessa questão de suma importância para a democracia mundial.
Tanto a LAPD, quando a NYPD, afirmaram categoricamente através de hashtags, que é a forma que o jovem se comunica hoje em dia: Duro de Matar #ÉUmFilmeDeNatal.
A polícia de Nova York postou em seu perfil no Twitter:
Nessa noite de natal nós gostaríamos de reconhecer nossos parceiros da polícia de Los Angeles que estão trabalhando para proteger o Natal desde o ataque do Hans Grubber em 1988.
On this Christmas Eve, we’d like to acknowledge our partners at @LAPDHQ who have been working with us to protect Christmas since Hans Gruber’s 1988 attack on Nakatomi Plaza. #DetectiveJohnMclean #YesItsAChristmasMovie pic.twitter.com/qOEgD1Lqt3
— NYPD NEWS (@NYPDnews) December 24, 2018
O personagem de Brooklyn Nine-Nine, Jake Peralta ama Duro de Matar, trabalha na polícia de Nova York e acha que o filme é sim de Natal. Ele estaria vibrando com esse tweet.
A polícia de Los Angeles não deixou o papo em aberto. Eles agradeceram a divisão de Nova York e também afirmaram que Duro de Matar é um filme de Natal. A própria instituição que John McClane trabalhou afirmou isso:
On this Christmas Eve, we too would like to acknowledge our partners at @NYPDnews for their continued partnership-they’ll always be more than welcome to follow in McClane’s footsteps & come to the (better) coast & have a party. Yippie Ki Yay & ho ho ho. #YesItsAChristmasMovie pic.twitter.com/yAKpZK7eIa
— LAPD HQ (@LAPDHQ) December 24, 2018
Nós também gostaríamos de reconhecer nossos parceiros da NYPD pela parceria e por sempre terem seguido os passos de John McClane.
O debate aceca do filme ser o não de natal já perdura longos anos e diverge opiniões em todas as áreas. Em 2016, a revista Empire elegeu Duro de Matar como o melhor filme de natal já feito. A escolha causou discórdia entre seus leitores e muito caos no campo de comentários. Pessoas envolvidas com o longa também divergem na definição: o roteirista Steven E. de Souza diz que é um filme de Natal, mas Bruce Willis, o próprio John McClane, diz que não.
A polícia de Los Angeles — onde McClane trabalha — pode dizer que Duro de Matar é um filme de Natal, mas a maioria do público americano disse que isso não verdade. Uma pesquisa entrevistou milhares de adultos residentes dos EUA e 62% afirmam que o longa não é de natal. Apenas 25% acreditam que é um filme comemorativo de fim de ano e 13% não sabe ou não quis responder.
Até a Fox, que produziu o filme, já se meteu nessa discussão, dizendo que o filme é sim de Natal.
Duro de Matar estreou originalmente em 1988 e é até hoje considerado um dos melhores filmes de ação de todos os tempos. O longa consagrou Bruce Willis como uma estrela do gênero e é de Natal porque se passa na noite de Natal.