Leonardo DiCaprio mostrou sua veia ambientalista e aproveitou o fenômeno do desafio dos 10 anos na internet para chamar atenção para uma causa nobre. E, para isso, o ator americano usou como exemplo o Brasil. Em seu Instagram, ele comparou uma foto de uma área da Floresta Amazônica em Rondônia em 2006 e 2018.
O Estado de Rondônia, no Brasil, tinha originalmente mais de 200 km² de floresta, mas se tornou um dos lugares mais desmatados da Amazônia.
Em uma foto anterior, ele já havia chamado a atenção para a mudança de paisagem no Ártico, com gelo derretido. Desde 1998 Leonardo DiCaprio tem uma fundação que leva o seu nome e tem como missão proteger o planeta. Com quase 29 milhões de seguidores, a conta do Instagram do artista é uma de suas plataformas de ativismo e está dominado por fotos que chamam atenção para a preservação da fauna e flora.
Leonardo DiCaprio não é o primeiro artista que usa o desafio para chamar atenção para a causa. Além do artista, várias ONGs estão aproveitando a popularidade do desafio na internet para exaltar a destruição do planeta.