O Batman está completando 80 anos! O herói foi criado por Bob Kane e Bill Finger em março de 1939. Na época, a editora National Allied Publications (atual DC Comics) queria explorar mais as possibilidades dos super-heróis, dado o sucesso absoluto do Superman, e a dupla, inspirada por personagens como o Zorro e o Sombra, decidiu então criar o Cruzado de Capa.
O sucesso também foi imediato, e logo o herói foi transposto para outras mídias, diversas vezes, de diferentes formas. Listamos aqui as melhores adaptações do personagem fora das HQs!
Batman: A Série Animada
A animação do Cavaleiro das Trevas é amplamente aplaudida como uma das melhores adaptações das histórias do herói. O desenho surgiu em 1992 e se estendeu até 1995, com 85 episódios. A série foi criada por Bruce Timm e Eric Radomski, a pedido da Warner Bros. Animation, para o canal Fox Kids.
A Série Animada trazia um tom mais sombrio para o Morcego, alinhado com o que Tim Burton tinha feito em seus filmes até então. O sucesso foi tanto que a WB Animation encomendou a produção de dois spin-offs, As Novas Aventuras do Batman e Batman do Futuro, além de uma animação do Superman assinada pela mesma equipe.
Batman Arkham
Em 2009, a Rocksteady Studios lançou Batman: Arkham Asylum, jogo para PC, PS3 e Xbox 360 que inaugurou toda a franquia Arkham. Visualmente inspirado na Série Animada e nos filmes de Tim Burton, o game colocou os jogadores no papel do Morcego, em uma série de desafios por todo o Asilo Arkham. Kevin Conroy e Mark Hamill, atores que interpretaram o Cavaleiro das Trevas e o Coringa na animação, reprisaram seus papeis.
O sucesso foi grande, e já foram vendidas mais de 4 milhões de cópias do primeiro título. As continuações, Arkham City, Arkham Origins e Arkham Knight tiveram igual sucesso comercial.
Batman Ninja
Com uma ideia inusitada, o filme foi lançado em 2018 e já chegou sendo um sucesso de crítica. A animação mostra o Detetive das Sombras viajando no tempo e indo parar no Japão feudal, onde os maiores criminosos de Gotham City se tornaram senhores de terras, com seus samurais próprios.
Todo o visual do longa foi concebido por Takashi Okazaki, o criador de Afro Samurai, e a produção foi feita em conjunto entre os EUA e Japão. O filme conseguiu arrecadar US$ 2,7 milhões em vendas de DVDs e blu-rays, nos EUA.
Batman 1966
A série do Batman de 1966 se tornou um clássico por si só. O programa começou a ser desenvolvido no começo dos anos 60, quando o canal CBS decidiu que queria produzir uma adaptação do Morcego aos moldes do Cavaleiro Solitário e O Homem da UNCLE. Com muitas idas e vindas, o projeto acabou nas mãos da Fox, com o produtor William Dozier se encarregando de tudo.
Dozier, que nunca tinha lido um quadrinho antes, decidiu seguir um caminho mais cômico e visualmente inspirado na pop art, movimento artístico que estava em voga no momento. O resto é história: Adam West e Burt Ward ficaram eternizados como Batman e Robin em 120 episódios e um filme derivado.
Trilogia Nolan
E finalmente, a adaptação queridinha dos fãs. Em 2005, Christopher Nolan lançou Batman Begins, imaginando o Cruzado de Capa em um contexto realista e sombrio, que praticamente ditou o tom dos filmes da DC até a estreia de Batman vs Superman.
Ao todo, os três filmes da franquia arrecadaram US$ 2,4 bilhões nas bilheterias do mundo todo.
Para celebrar os 80 anos do personagem, a DC lançou a Detective Comics #1000, que traz diversos artistas criando histórias curtas para o herói.
