Você já leu o Guia do Mochileiro das Galáxias? Se não leu, está na hora de ler. Se já leu, não faz nenhum mal ler novamente, novamente e mais algumas vezes, de novo.
A história contada nos livros segue um humano bem comum chamado Arthur Dent, que é salvo por seu bom amigo Ford Prefect (um alien que está a trabalho por aqui) momentos antes da Terra ser destruída para dar passagem a uma nova via espacial que será construída. Já de cara somos confrontados pela ideia de que por mais importante que nosso planeta seja para nós, ele pode não ser tão importante para o resto do universo.
Eu poderia te aconselhar a ler o Guia do Mochileiro das Galáxias não só por ser uma série muito bem escrita, não só pelas ideias excêntricas do autor Douglas Adams e talvez pelos personagens encantadores que ele criou, mas não. Você deve ler todos os cinco livros dessa trilogia pelas novas perspectivas que eles vão te ensinar.
E para quem pensa que eu escrevi trilogia de cinco livros por descuido, leiam os livros antes de julgar a forma como uma pessoa demonstra sua opinião sobre um assunto.
Lendo o Guia do Mochileiro das Galáxias, você vai chorar, rir e também vai chorar tanto que vai acabar rindo disso. Vai aprender a pensar sobre a verdadeira verdade das coisas, sobre guerra, religião, a vida o universo e tudo mais.
Para você ter ideia do tipo de excentricidades filosóficas que estão nos livros, um dos princípios aprendidos por Arthur Dent ensina que para algo ou alguém voar só é necessário cair e errar o chão. Genial, não?
Os livros são repletos de piadas que vão desde desafios às leis da física até confrontos pessoais à nossa existência.
Você vai notar que Douglas Adams consegue ensinar através de situações engraçadas utilizando pensamentos simples, mas profundos sobre o comportamento humano.
Por exemplo, o livro nos conta sobre uma nave muito bonita, feita dessa forma por um só motivo: Causar inveja. Ela não fazia nada além disso, causar inveja nas pessoas, a nave nem sequer voava. Deixando claro que muitas coisas são feitas somente superficialmente e não para atender uma necessidade real.
Com o Guia do Mochileiro das Galáxias, você vai aprender a pedir carona espacial, vai aprender todos os usos de uma toalha e seu importante papel para a sobrevivência no universo e o mais importante: Vai aprender qual é a resposta para tudo, mesmo quando você não souber a pergunta.
Depois que você tiver lido, volte aqui e confira essas lições que somente um verdadeiro Mochileiro das Galáxias conhece:
- Quando você não souber a pergunta, pode ter certeza que a resposta é 42.
- Sempre saiba onde está sua toalha, ela serve para muitas coisas. Desde um travesseiro até uma arma estratégica contra uma Besta de Traal.
- Golfinhos são muito mais inteligentes do que pensamos. E sempre serão gratos pelos peixes.
- A criação do Universo deixou muita gente irritada e foi considerada por muitos uma péssima ideia.
- Se um Vogon tentar ler poesia para você é melhor correr como se não houvesse amanhã.
- Não é muito bom dar o dom de prever o futuro a elevadores.
- A única coisa que vence a velocidade da luz são as más notícias.
- É possível que você seja seu tataravô se alguma coisa der errado com sua máquina do tempo e sua camisinha estiver furada.
- Se algum dia alguém descobrir o porquê da existência do Universo, ele será destruído e substituído por algo mais bizarro e mais inexplicável.
- O item anterior pode já ter acontecido.
No fim de tudo, o Guia do Mochileiro das Galáxias vai te ensinar a fazer o melhor com o que a vida te deu e isso já é um ótimo motivo para ler uma série de Ficção Científica.