Mais

    Confira os destaques do primeiro dia da CCXP 2016

    O primeiro dia da CCXPComic Con Experience teve início no Auditório Cinemark com a presença de Renato Aragão, o homenageado da terceira edição da maior festa de cultura pop da América Latina. Rodrigo Fonseca, crítico de cinema e colunista do Omelete, e o ator Felipe Melo foram os apresentadores da abertura e relembraram momentos da vida e carreira do humorista que foi consagrada, principalmente, por conta do programa Os Trapalhões, ao lado de Dedé Santana, Mussum e Zacarias.

    Aos 81 anos, o eterno Didi foi aplaudido em pé, se emocionou em diversos momentos e afirmou que deixar a TV está fora de questão: “Se eu parar, eu morro. Pra mim, aposentadoria não existe. Inclusive, aqui pra nós: Os Trapalhões vão voltar!”, revelou o humorista. O cearense disse que já estão em processo de seleção, e que agora serão seis integrantes: Aragão, Dedé Santana e mais quatro novos atores. “Eu espero que vocês os recebam com muito carinho, porque eles não irão tomar o lugar de ninguém. O Mussum e o Zacarias são insubstituíveis”, afirmou.

    São Paulo, 01 de dezembro de 2016. Cobertura do evento CCXP 2016 no São Paulo EXPO. Abertura e homenagem do ano - Renato Aragão.  FOTOS: Daniel Deak
    São Paulo, 01 de dezembro de 2016. Cobertura do evento CCXP 2016 no São Paulo EXPO. Abertura e homenagem do ano – Renato Aragão. FOTOS: Daniel Deak

    Outra surpresa foi o trailer inédito de Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo à Hollywood e chega às telonas em 19 de janeiro de 2017. O 50º filme de sua vida tem direção de João Daniel Tikhomiroff, o cineasta brasileiro mais premiado no exterior. Na trama, o Grande Circo Sumatra passa por uma severa crise financeira por conta da proibição de animais no espetáculo. Líderados por Didi (Renato Aragão), os circenses se organizam para preparar novos números e atrair o público de volta. O elenco conta com célebres nomes, como por exemplo, Dedé Santana, Alinne Moraes, Letícia Colin, Marcos Frota, Nelson Freitas e Roberto Guilherme.

    O painel que durou cerca de uma hora, terminou com um compilado dos melhores momentos da trajetória do palhaço que agradeceu com lágrimas nos olhos. “Ser convidado para participar da CCXP 2016 foi uma grande surpresa, porque na verdade eu me acho muito pequeno na frente desse povo maravilhoso”, encerrou o artista.

    CCXP 2016 presta homenagem aos ídolos dos anos 80 da TV brasileira

    No Auditório Ultra, o youtuber Felipe Castanhari comandou o painel Nostalgia – Ídolos dos anos 80: Os astros do comercial da CCXP. Personagens que tiveram uma importante contribuição para a cultura pop brasileira nos anos 80, e que a nova geração sequer sabe quem são, foram homenageados no evento.

    Andreia Sorvetão (a “Xiquita” do primeiro grupo de Paquitas), seu marido e cantor Conrado, Dengue (assistente de palco da Xuxa), e Michel Serdan (lutador de “lucha libre” no programa Gigantes do Ringue) participaram de um descontraído bate-papo com o youtuber sobre a fama na década de 1980.

    Fantasiada de Batgirl, a ex-Paquita fez uma analise do período em que foi uma das estrelas do programa Xou da Xuxa. “Vivemos uma época televisiva muito boa. Não havia muitas opções do que assistir, por isso estouramos e passamos a viver essa realidade. Saí da Xuxa e fui para os Trapalhões. Depois disso, é obvio que tivemos aquela queda. Anos depois surgiu a internet e galera fez questão de lembrar de nós. Fico muito feliz por esse carinho, e também por participar do curta da Comic Con Experience”.

    Ao final da conversa, foi exibido o curta-metragem A Sociedade dos Heróis Esquecidos. O filme conta a história de personagens clássicos das décadas passadas vivendo nos dias de hoje longe dos holofotes, mas na luta por um espaço e reconhecimento dos antigos “baixinhos”. Com exceção de Conrado, todos os participantes do painel participaram da produção.

    Youtubers revelam como se tornar um criador de conteúdo de sucesso

    O bate-papo recebeu quatro dos maiores nomes do Youtube brasileiro para dar dicas à plateia sobre como é trabalhar nsa área. Pyong Lee está na plataforma há quase quatro anos e soma 3 milhões de seguidores. Seu canal é uma mistura de vlogs, mágica e hipnotismo. “Acho que a grande chave do negócio é fazer o que a gente chama de colabs, ou seja, chamar outras pessoas para participar das gravações. Em abril e maio desse ano eu recebi pessoas durante 60 dias. Isso gera uma troca de audiências e é a melhor forma de crescer rapidamente”, explica Lee.

    Outro convidado foi o Luba que faz vídeos há seis anos, tem 3,5 milhões de inscritos e se divide em dois canais: o LubaTV, em que fala mais sobre a vida pessoal e assuntos diversos e o LubaTv Games em que grava enquanto joga. “Não procure fazer o diferencial, busque fazer o que você ama e seja sincero. O que você mais tem de mais original é ser você mesmo. O maior youtuber do Brasil, o Whinderson Nunes, faz algo muito simples: vlogs. Por trás das câmeras ele é a mesma pessoa, ele é autêntico. Então passe a verdade e os espectadores irão perceber”, explica o catarinense.

    Já Luisa Clasen se tornou Lully de Verdade em 2011, quando decidiu levar o que aprendeu na faculdade de cinema para o site. “As redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação gratuita. Cada rede tem o seu público e sua forma de lidar. Facebook combina com textão, o Instagram pede fotos mais artísticas, no Twitter tente ser engraçado e direto. Agende tweets, porque sempre vai ter alguém que não viu seu tweet anterior”, sugere a jovem de cabelos coloridos.

    Rodrigo Fernandes está na internet desde que ela ainda era discada. O Jacaré Banguela começou como um blog em 2004. O primeiro convite que recebeu foi para a inauguração de um bar no Rio de Janeiro com a presença da atriz Juliana Paes. Após entregar a cobertura em fotos e vídeo, a empresa ficou surpresa e começou acreditar mais em seu potencial. “Essa foi a primeira vez que a publicidade olhou pro Jacaré Banguela. Depois disso, terminei a faculdade de publicidade e o meu site já era o terceiro mais acessado do país. Foi nesse momento que eu descobri que tinha escolhido o caminho certo”, relembrou o cuiabano.

    Responsável por efeitos especiais de Star Wars, David Fogler conta os bastidores da franquia

    David Fogler, responsável pelos efeitos visuais do grande sucesso “Star Wars: O Despertar da Força”, apresentou o painel Lucasfilm: Millenium Falcon – Recriando um Ícone. O profissional também é conhecido por seus trabalhos em Matrix e Avatar.

    Fogler falou sobre a reinvenção e os efeitos especiais da icônica nave e também do famoso droide BB8. “Como uma pessoa reconstrói a Millenium Falcon? Antes de começar achamos que não seria tão complicado, mas realmente foi. Tentamos manter a mesma linguagem estabelecida pelo George Lucas nos filmes anteriores. Tivemos muito trabalho com a parte de efeitos especiais, que foi bem única”.

    Há mais de 20 anos trabalhando na Lucasfilm, David dividiu com o público que o maior desafio não foi detalhar a parte tecnológica da nave. “O que de fato deu trabalho foi achar o equilíbrio entre o design clássico da Falcon do episódio IV e adequar as ferramentas mais modernas do cinema em 2014”.

    Painel da Paramount na CCXP 2016 trouxe Vin Diesel de ótimo humor e conteúdo exclusivo de Ghost in the Shell

    O painel da Paramount, apresentado por Érico Borgo, trouxe ao evento alguns dos conteúdos – e convidados – mais esperados desse ano. Entre eles, um recado especial em vídeo da atriz Scarlett Johansson, que interpreta o papel principal em um dos próximo lançamentos da Paramount, Vigilante do Amanhã – Ghost in the Shell, adaptação do clássico anime japonês.

    Logo após a mensagem da atriz, as luzes do Auditório Cinemark se apagaram para a primeira exibição no ocidente da abertura do filme. Incrivelmente fiel à obra original, o conteúdo exclusivo foi aplaudido por todos os presentes. Após, Bruno Silva e Thiago Romariz juntaram-se a Érico Borgo para comentar a visita do site Omelete ao set da produção em Tóquio antes da exibição de mais uma sequência completa do filme, que será lançado em 2017.

    Em seguida, Érico anunciou uma surpresa para os presentes: os 20 minutos iniciais de xXx: Reativado, que foi recebido com muitos aplausos antes e depois da exibição. O astro Vin Diesel, acompanhado da atriz Nina Dobrev e do lutador de MMA e ator Michael Bisping, entrou no palco gritando “I Love Brazil”, e foi ovacionado. Com muito bom humor, os três elogiaram a alegria dos fãs brasileiros, disseram que trabalhar com o craque Neymar Jr. foi ótimo e que as filmagens do próximo filme da franquia começa em maio de 2017.

    “Quero ver Cersei sofrer”, afirma Natalie Dormer em painel sobre Game of Thrones na CCXP 2016

    O painel especial sobre Game of Thrones foi dividido em três partes: storyboards, com Will Simpson; efeitos visuais, com Sven Martin; e uma das estrelas do show, a atriz Natalie Dormer, que interpretou a rainha Margaery Tyrrel de 2ª até a 6ª temporada.

    Carismático, o responsável por criar algumas das cenas mais marcantes da série em arte sequencial Will Simpson falou sobre o processo criativo, a evolução da produção ao longo dos anos, curiosidades sobre trabalhar em um projeto desse tamanho, além de dar dicas para quem quer trabalhar como artista conceitual no cinema e na TV. Quando perguntado se poderia contar algum segredo da próxima temporada, Simpson brincou: “Os produtores me entregariam para Ramsey”, em referência um dos personagens mais cruéis da série.

    Muito mais técnico e objetivo, Sven Martin mostrou o passo a passo da criação de um dragão gerado virtualmente – inclusive com as nuances morfológicas (pele, ossos, músculos e até expressões faciais), temporais (da fase infantil até a atual fase adulta da criatura) e fenomenológicas (como os dragões reagem ao fogo, à água e ao vento, por exemplo). O vídeo de making of da temporada passada fez os presentes aplaudirem muito.

    Uma das convidadas mais aguardadas pelos fãs de cultura pop que estiverem no painel, a atriz Natalie Dormer foi bem recepcionada e esbanjou bom humor nas respostas inteligentes que deu às perguntas de Natália Bridi, do Omelete. Entre muitos pontos de interesse em suas falas, a eterna Rainha Margaery ressaltou a importância de mulheres em papeis fortes e bem construídos na ficção, afirmou querer ver a personagem Cersei sofrer e relembrou de outras produções que participou, como a série de filmes Jogos Vorazes. Segundo ela, a produção da HBO encarna um novo zeitgeist na cultura pop e pode ensinar muito sobre os acontecimentos sociais e políticos que o mundo vive.

    “Amo a ideia de ficar mais velha e minha audiência crescer comigo. Eu não imaginava tantos fãs no Brasil, vocês são demais e eu tive um dia ótimo. Os fãs são tudo, sem vocês não tenho trabalho, e meu trabalho é minha vida. Ou seja, vocês me dão a minha vida”, finalizou a atriz.

    conheça nosso canal no telegram!

    O cinemagem agora tem um canal no Telegram! Participe para receber as principais notícias da cultura pop com exclusividade! É só clicar AQUI. Você também pode acompanhar nosso canal do YouTube. Lá você encontra críticas, notícias e masterclass sobre cinema. Tudo de graça para você. Viva pelo cinema!

    Matheus Prado
    Matheus Pradohttps://matheusprado.com.br/
    Matheus Prado é cineasta, escritor, crítico de cinema e professor universitário. Acredita que a vida é um mar profundo e que devemos nos aventurar além da superfície. Escreveu e dirigiu dois longas-metragens e vários curtas.

    Últimas Notícias

    Assine o FILMICCA

    mais lidas de hoje