A Warner Bros. e a New Line Cinema assinaram um acordo plurianual que permitirá o desenvolvimento de novos filmes baseados nos livros de J.R.R. Tolkien, como O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Porém, ainda não há informações sobre o conteúdo dos futuros filmes e quando eles serão lançados.
A notícia vem depois que o CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, mencionou a possibilidade de um retorno das histórias de Tolkien. A Warner Bros e a New Line já produziram as trilogias dirigidas por Peter Jackson, que foram grandes sucessos de público e crítica.
A New Line também planeja o lançamento de A Guerra dos Rohirrim em 2024. Os direitos de TV de O Senhor dos Anéis pertencem à Amazon, que lançou a série Os Anéis do Poder em 2022.
A Embracer Group AB, detentora dos direitos Middle-earth Enterprises, permitiu que a Warner desenvolvesse recursos baseados nos livros depois que a empresa sueca adquiriu os direitos dos filmes, jogos, mercadorias, parques temáticos e produções ao vivo de O Senhor dos Anéis.