Mesmo antes de se tornar chefe criativo da DC Comics nos cinemas, o roteirista e diretor James Gunn já tinha se consagrado como um dos grandes nomes do cinema de super-heróis. Com sua trilogia dos Guardiões da Galáxia, o cineasta revolucionou a forma como os filmes desse gênero eram produzidos.
Foi por isso que, a convite da revista GQ, o cineasta elencou quais foram os cinco filmes baseados em histórias em quadrinhos que marcaram sua vida, bem como aqueles que mais influenciaram a produção de seu último filme, Guardiões da Galáxia Vol. 3.
Em primeiro lugar, temos Homem-Aranha no Aranhaverso, que, segundo Gunn, é um filme perfeito do início ao fim. Ele elogia a ação, a emoção e a dublagem, afirmando que não há escolhas ruins nessa produção.
É bem dirigido, bem escrito e simplesmente não acho que exista um filme de super-herói melhor do que Aranhaverso. Acho que ele é o primeiro filme baseado em HQ sobre multiverso, e fizeram de uma forma tão balanceada e verdadeira que não há furos de roteiro como há em muitos desses filmes de multiverso.
No segundo lugar, está Superman: O Filme de Richard Donner. Para Gunn, esse filme foi um marco em sua vida e possui grande importância histórica.
É um grande filme, mas também foi um filme que vi quando criança e afetou muito da minha vida. (…) Lembro que quando era criança assisti a Star Wars e foi um grande momento mágico e esse foi o próximo grande filme mágico.
O terceiro filme escolhido por James Gunn é Marcas da Violência, do diretor David Cronenberg. O cineasta destaca que esse filme o influenciou muito pela forma como a narrativa se desenrola, diferenciando-se dos típicos filmes de ação.
Você não olha para ele e diz ‘ah, é um filme de ação’, mas se você assistir à forma como Cronenberg filma as cenas de ação nesse filme, é realmente espetacular e habilidoso. Acho que Cronenberg tem uma forma de distorcer o mundo levemente para mostrar algo realmente feio de uma forma bela – se é que isso faz algum sentido.
Em quarto lugar, temos Oldboy, um filme que revolucionou a ação e inaugurou uma nova era no cinema coreano. Gunn destaca sua estética cinematográfica, com cores vibrantes e uma combinação de beleza e repugnância.
É um filme que reinventou a ação e deu início a uma nova era no cinema coreano que continua até hoje. Eles ainda fazem os melhores filmes de ação no mundo. Mas enquanto filme, é incrivelmente cinemático, colorido, muito nojento e ao mesmo tempo bonito, e chocante no fim. Tem uma grande reviravolta no fim, então funciona em todos os níveis.
Por fim, Gunn fecha a lista com Deadpool, que ele considera a adaptação perfeita das HQs, capturando o humor sarcástico e as quebras da quarta parede presentes nas revistas.
Tem uma comédia sarcástica com muitas quebras na quarta parede para falar com o público. E acho que o filme faz isso muito bem, mas, de alguma forma, mantém mais pé no chão e tem mais coração que as revistas.
Como menções honrosas, James Gunn citou mais quatro filmes que quase entraram na lista dos seus cinco filmes favoritos.
- Deadpool 2
- Homem de Ferro
- V de Vingança
- Homem-Aranha: De Volta ao Lar
Guardiões da Galáxia Vol. 3 marca a despedida de James Gunn do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) e acompanha as aventuras espaciais do grupo composto por Senhor das Estrelas, Gamora, Drax, Mantis, Rocket e Groot em uma nova e perigosa missão.
Confira o vídeo com a entrevista abaixo: