A greve dos atores e roteiristas de Hollywood tem causado impactos significativos na indústria do entretenimento, mesmo estando em seus estágios iniciais. Mesmo assim, George R.R. Martin não está convencido de que isso levará os estúdios a ouvir as demandas das classes afetadas.
Em seu blog oficial, o autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, que é membro do sindicato de roteiristas e já participou de paralisações anteriores, demonstrou apoio ao sindicato dos atores. Martin explicou que ingressou no sindicato em 1986 e participou de diversas greves de roteiristas ao longo dos anos, que sempre resultaram em melhorias para a classe.
No entanto, ele se mostra preocupado com a situação atual:
Nunca vi tanta união entre os sindicatos. A votação pela autorização da greve, tanto entre atores quanto roteiristas, foi praticamente unânime. Ninguém sabe para onde vamos daqui, mas tenho um mau pressentimento de que essa greve será longa e amarga. Talvez fique tão ruim quanto a infame greve de 1985, mas espero que não.
Apesar da greve, Martin deu uma atualização sobre os projetos em que está envolvido. A segunda temporada da série Dark Winds, produzida por ele, será lançada normalmente nos EUA, pois tudo já estava concluído antes do início da paralisação. Contudo, o elenco e os roteiristas não farão nenhum evento para promover a estreia.
Quanto a A Casa do Dragão e uma peça baseada em Game of Thrones, os projetos também seguirão normalmente. A série derivada é filmada na Europa e conta com atores britânicos, que fazem parte de outro sindicato. Além disso, o Reino Unido tem leis que proíbem greves em solidariedade aos atores e roteiristas norte-americanos. Portanto, as filmagens prosseguirão sem maiores problemas.
No caso da peça chamada The Iron Throne, Martin esclarece que a greve afeta apenas roteiros de filmes e séries de TV, não tendo impacto em peças de teatro. Sendo assim, o desenvolvimento segue sem maiores contratempos. Ainda não há detalhes sobre a peça ou previsão de estreia, mas o espetáculo será apresentado primeiro nos palcos de Londres.
Quanto ao aguardado sexto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, intitulado Winds of Winter, Martin tranquilizou os fãs ao afirmar que está trabalhando nele constantemente, mas que o progresso pode não ser tão rápido quanto muitos desejam.
Por fim, o autor explicou que sua participação na greve é em prol dos roteiristas amadores, assim como ele próprio já foi um dia:
Greves não são sobre os autores, produtores ou showrunners renomados, quase todos esses estão bem. Estamos de greve pelos roteiristas iniciantes, pelos editores de história, pelos estudantes que sonham em entrar na indústria, pelo ator que apenas tem quatro falas, pelo cara trabalhando na equipe que sonha em criar sua própria série, assim como eu era nos anos 80.