O mundo do cinema e da televisão está de luto. A ator Paul Reubens, intérprete do adorado personagem infantil Pee-wee Herman, faleceu aos 70 anos no último domingo (31). A notícia foi revelada em uma postagem feita pela família do ator no Instagram, informando que ele enfrentava uma batalha contra o câncer nos últimos anos.
Ontem a noite nos despedimos de Paul Reubens, um icônico ator, comediante, escritor e produtor norte-americano, cujo amado personagem Pee-wee Herman encantou gerações de crianças e adultos com sua positividade, capricho e crença na importância da gentileza. Paul lutou bravamente e em particular contra o câncer por anos com sua força e sagacidade. Um talento talentoso e prolífico, ele viverá para sempre no panteão da comédia e em nossos corações como um amigo querido, e um homem de caráter notável e generosidade de espírito.
A trajetória de Paul Reubens como Pee-wee foi marcada por uma grande influência no entretenimento infantil. O personagem foi criado para o teatro em 1981, mas acabou ganhando um especial na HBO chamado The Pee-Wee Herman Show.
Em 1985, o personagem foi para o cinema, sendo dirigido por ninguém menos que Tim Burton no longa As Grandes Aventuras de Pee-wee. O sucesso foi tanto que Pee-wee Herman ganhou sua própria série de televisão na CBS, intitulada Pee-wee’s Playhouse, exibida de 1986 a 1991.
O personagem ainda voltou às telonas em 1988, com Pee-Wee: Meu Filme Circense. O último longa do personagem foi Pee-Wee’s Big Holiday, produzido pela Netflix em 2016.
Apesar do legado adorado pelos fãs, a vida de Paul Reubens também foi marcada por polêmicas. O ator foi preso em 1991 por atentado ao pudor, e em 2002, enfrentou novo episódio controverso, sendo considerado culpado por obscenidade.