Mais

    Blog do Matheus Prado

    Matheus Prado é professor universitário, jornalista, escritor e cineasta. Autor de quatro livros, ministra cursos sobre escrita criativa e storytelling.

    Sindicato acusa estúdios de abandonarem as negociações pelo fim da greve dos atores

    Segundo o Sindicado dos atores, a instiuição que representa os principais estúdios de Hollywood fizeram ofertas menores que as anteriores e se negarem a tentar acordo.

    Ao que tudo indica, as esperanças de um acordo para encerrar a greve dos atores de Hollywood estão muito longe do alcance. Isso porque a última reunião entre o Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA) e a AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers), que ocorreu na última quarta-feira (11), terminou de forma desastrosa.

    Segundo informado pelo próprio sindicato, a AMPTP, que representa os principais estúdios de Hollywood, abandonou a mesa de negociação sem apresentar uma contraproposta ao pedido mais recente do sindicato. Pior do que isso, eles já tinha oferecido uma proposta inferior à que haviam feito antes do início da greve.

    O sindicato dos atores afirmou que “reestruturou completamente as propostas de divisão de lucros”, destacando que o valor poderia ser financiado com 57 centavos de dólar por assinante por ano. No entanto, a oferta, equivalente a aproximadamente R$ 2,88 na cotação atual, foi recusada pelos estúdios.

    Membros do SAG-AFTRA protestam em frente à Netflix em Los Angeles | Créditos: Myung J. Chun / Los Angeles Times

    Ao mesmo tempo, a AMPTP emitiu um comunicado expressando sua frustração, alegando que as negociações com o SAG-AFTRA “não estão avançando produtivamente” e que a “lacuna” entre as partes é “muito ampla”.

    Em comunicado exclusivo para os atores, o SAG-AFTRA acusou as empresas de se recusarem a abordar questões como a proteção dos atores contra a substituição por inteligência artificial, a elevação dos salários para acompanhar a inflação e a partilha de uma pequena parcela das vastas receitas geradas pelo trabalho dos atores.

    A greve dos atores começou em julho de 2023 e trouxe à tona diversas reivindicações, incluindo melhores remunerações, melhores condições de trabalho e regulamentação no uso de inteligência artificial na indústria cinematográfica.

    Vale destacar que essa greve coincidiu com a dos roteiristas de Hollywood, que encerrou em setembro. O impasse nas negociações mantém a incerteza quanto ao retorno das produções em Hollywood.

    conheça nosso canal no telegram!

    O cinemagem agora tem um canal no Telegram! Participe para receber as principais notícias da cultura pop com exclusividade! É só clicar AQUI. Você também pode acompanhar nosso canal do YouTube. Lá você encontra críticas, notícias e masterclass sobre cinema. Tudo de graça para você. Viva pelo cinema!

    nossas críticas

    Assine o FILMICCA

    Últimas Notícias

    mais lidas de hoje