A controvérsia envolvendo as críticas de Martin Scorsese aos filmes da Marvel Studios continua a render discussões no mundo do cinema. Desta vez, Joe Russo, codiretor de quatro filmes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), incluindo o fenômeno Vingadores: Ultimato, decidiu responder de maneira bem-humorada às observações do renomado cineasta.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Joe Russo faz um comentário sobre um vídeo em que Scorsese é visto conversando com seu cachorro, chamado Oscar, uma alusão ao prestigiado prêmio da indústria cinematográfica.
Em sua resposta, Russo aparece segurando um cachorro em seu colo, a quem chama de Box Office (Bilheteria, em português), fazendo referência aos impressionantes US$ 2.79 bilhões arrecadados por Vingadores: Ultimato em 2019.
Joe Russo just destroyed Martin Scorsese 💀 pic.twitter.com/QWQPmspn8T
— Zero 🕸️ (@zerowontmiss) October 28, 2023
Entenda a treta
Em 2019, Martin Scorsese gerou polêmica ao declarar que os filmes do Marvel Studios “não são cinema” e expandiu suas críticas em um editorial publicado no jornal americano New York Times. Na publicação, o cineasta expressou sua opinião sobre a forma de produção e consumo de filmes de franquia, que têm dominado cada vez mais as salas de cinema e reduzido o espaço para obras originais.
Scorsese comparou a situação atual de Hollywood ao dilema do “ovo e da galinha”, onde a produção de filmes comerciais é impulsionada pela demanda do público, que, por sua vez, se acostuma com a “falta de riscos” assumidos pelos cineastas.
O diretor ainda ressaltou que obras icônicas como Psicose e Pacto Sinistro, de Alfred Hitchcock, eram, em sua época, grandes eventos de lançamento e que, mesmo após quase sete décadas, continuam sendo reverenciadas devido à qualidade de suas produções, não apenas por sua popularidade.
Scorsese também lamentou o declínio de cinemas independentes e a consequente diminuição da variedade de filmes disponíveis ao público, realçando as complexidades enfrentadas pela indústria cinematográfica moderna.