O magnífico ator Al Pacino teve a responsabilidade de revelar o vencedor do Melhor Filme no Oscar 2024. Mas todos que assistiram a cerimônia se impressionaram com o fato dele não ter citado ou apresentado todos os 10 indicados da categoria, tendo ido direto para o anuncio do vencedor.
Agora, em uma declaração ao Entertainment Weekly, o ator explicou que a escolha de não repetir os títulos dos concorrentes não partiu dele, mas sim equipe de produção do Oscar.
Parece que há uma controvérsia sobre eu não ter mencionado todos os longas pelo nome na noite passada, antes de anunciar o prêmio de Melhor Filme [do Oscar 2024]. Só quero deixar claro que não foi minha intenção omiti-los, mas sim uma escolha dos produtores de não tê-los ditos, já que foram destacados individualmente ao longo da cerimônia. Fiquei honrado em fazer parte da noite e optei por seguir a forma como desejavam que este prêmio fosse entregue.
A situação causou confusão entre os presentes, já que não seguiu o protocolo habitual. Pacino reconheceu que alguns podem ter se sentido ofendidos por não terem sido mencionados no momento importante da cerimônia do prêmio.
Sei que ser indicado [ao Oscar] é um grande marco na vida de uma pessoa, e que não ser totalmente reconhecido é ofensivo e doloroso. Digo isso como alguém que se relaciona profundamente com cineastas, atores e produtores. Tenho profunda empatia por aqueles que foram menosprezados por esse descuido, e é por isso que achei necessário fazer esta declaração.
Oppenheimer foi o grande vencedor da noite, levando sete estatuetas, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Direção de Fotografia.
A cerimônia do Oscar 2024 ocorreu no último domingo, 10 de março.