A saga O Senhor dos Anéis ganhará novos filmes, desta vez com foco em Gollum, a criatura obcecada pelo Um Anel. Embora a trama principal esteja centrada em Gollum, o ator Ian McKellen, que interpretou o poderoso mago Gandalf nas trilogias de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, revelou que já foi convidado para participar das produções e admite que pode voltar ao papel por “ciúmes” do personagem.
Em entrevista ao The Morning, McKellen explicou que foi chamado para os filmes, mas só decidirá após ler os roteiros. No entanto, ele indicou estar inclinado a aceitar:
Eles me ligaram e disseram que esses filmes aconteceriam e seriam sobre o Gollum, com Andy Serkis, que interpretou o personagem, dirigindo. Um roteiro chegará no início do ano. Vou avaliar quando ler. Mas eu voltaria. Adoraria retornar à Nova Zelândia, e também não gosto da ideia de outra pessoa interpretando [o Gandalf].

Ao ser questionado se o estúdio ousaria substituí-lo, McKellen brincou fazendo uma referência à troca de atores na saga Harry Potter após a morte de Richard Harris em 2002:
Não se esqueça que houve dois Dumbledores.
O ator também revelou mais detalhes sobre o projeto, sugerindo que a história de Gollum será contada em dois filmes:
Me disseram que são dois filmes… Eu provavelmente não deveria estar dizendo isso [risos]. Ainda não li o roteiro e não sei quando ou onde será filmado. Mas preferiria voltar à Nova Zelândia.
Por enquanto, o único filme anunciado é The Hunt for Gollum (A Caçada por Gollum), com direção de Andy Serkis e produção de Peter Jackson. Mais detalhes ainda não foram revelados.