Mesmo com a agenda cheia, o diretor James Cameron encontrou tempo para um novo filme, desta vez explorando uma emocionante narrativa de sobrevivência na Segunda Guerra Mundial.
Em entrevista ao Deadline, Cameron confirmou seu próximo projeto: Last Train from Hiroshima (Último Trem de Hiroshima), baseado no livro homônimo publicado em 2015.
O filme contará a história real de Tsutomu Yamaguchi, um homem que sobreviveu aos dois bombardeios atômicos que devastaram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945. Depois de escapar da explosão em Hiroshima, Yamaguchi embarcou em um trem para Nagasaki, onde enfrentou e sobreviveu a um segundo bombardeio.
Quando a explosão atingiu Hiroshima, Yamaguchi estava a menos de dois quilômetros do marco zero. A explosão enviou raios gama supercarregados para todas as direções. Quando esses raios atingiram Yamaguchi, eles danificaram o DNA em suas células, quebrando algumas das ligações químicas internas. Na época, ninguém sabia se a molécula de DNA sobreviveria a um ataque de raios gama.
A suposição era que o dano seria sério e provavelmente hereditário, que as vítimas da bomba seriam amaldiçoadas por várias gerações. No entanto, no início dos anos 1950, Yamaguchi e sua esposa Hisako tiveram duas meninas, Naoko e Toshiko.
Ambas nasceram sem defeitos congênitos, embora quando chegaram à adolescência, elas disseram que ficaram doentes com mais frequência do que alguns de seus amigos. Ambas ainda estão vivas. O filho mais novo deles, Kasutoshi, viveu até os 58 anos e morreu de câncer.
Embora o filme de James Cameron ainda não tenha previsão de estreia, Cameron planeja filmá-lo entre seus trabalhos para a franquia Avatar. O terceiro filme da saga, Avatar: Fire and Ash, tem lançamento previsto para dezembro de 2025.