Depois de três semanas e meia intensas, as filmagens de Maior que o Mundo chegam ao final nesta quinta-feira (05), em São Paulo, cidade onde a produção da Popcon foi inteiramente rodada para dar vida à história escrita por Reinaldo Moraes, autor conhecido por romances que marcaram a literatura marginal dos anos 1980 e se tornaram cults, como “Tanto faz” (1981) e “Abacaxi” (1985).

Grande admirador do trabalho de Moraes, o diretor Roberto Marquez fez questão de que seu primeiro longa tivesse a marca e este cenário que o escritor descreve tão bem. O cineasta comentou sobre a primeira conversa com Moraes, que depois viria a ter a ideia do filme:

Entrei em contato com ele e fiquei horas conversando pelo Skype.

Na trama, Eriberto Leão vive o protagonista Kbeto, um escritor de um sucesso só em crise criativa e moral, que há 20 anos sofre um bloqueio criativo e abastece sua vida com sexo, drogas e rock and roll:

Foi sensacional voltar às minhas origens através de um roteiro do Reinaldo Moraes e da Ana Reber, que retrata a minha cidade natal de uma forma tão singular. Mergulhamos na boemia do Baixo Augusta e adentramos nesse universo da contracultura com muita vontade.

Se a intérprete da nova musa de seu personagem, a atriz Gabi Lopes, diz igualmente que “foi um sonho” filmar em terras paulistanas, “no quintal de casa”, este também era um desejo antigo da produtora Tatiana Quintella:

Além de ser fã do Reinaldo Moraes, sempre quis produzir um filme mostrando e referenciando a nossa cidade de São Paulo e uma homenagem à Boca do Lixo. Ele percorre por um universo lúdico e ao mesmo tempo real; isso foi o que atraiu nosso grande elenco.

As três semanas e meia de filmagem em mais de vinte locações, contando com as externas nas ruas, encerradas com a participação especial da escritora e roteirista Fernanda Young foram outro desafio inédito para ela.

Foi o longa-metragem mais curto que já produzi, mas foi intenso e prazeroso. Essa equipe é muito competente e unida. Trabalhar pela primeira vez com Eriberto Leão foi maravilhoso, além da querida Maria Flor, Giovanni Venturini, Carolina Dias, Gabi Lopes, Lucas Miagusuku, Gabriel Godoy, entre outros; do Otto e Fernanda Young, que fazem uma linda participação; e da Luana Piovani que é uma parceira de longa data.

Produzido pela Popcon e com distribuição da Imagem Filmes, Maior que o Mundo tem a direção de Roberto Marquez, que cursou cinema na New York Film Academy, onde filmou os curtas Earnie and the MoonMannuPretty Girls e o clip “Freak”, que foram exibidos e premiados em diversos festivais internacionais.