Após o falecimento de Carrie Fisher aos 60 anos, muitas especulações surgiram, falando sobre o futuro da General Leia Organa nos próximos filmes da saga Star Wars. A atriz já havia filmado todas as suas cenas do Episódio VIII, mas havia rumores de que sua participação no Episódio IX seria ainda maior. Dessa forma, muita gente supos que que ela seria recriada digitalmente com CGI, como vimos o general Tarkin em Rogue One.

Porém, o site oficial da franquia soltou uma nota sobre isso:

“Queremos garantir aos nossos fãs que a Lucasfilm não tem planos de recriar digitalmente a performance de Carrie Fisher como a Princesa ou a General Leia Organa. Carrie Fisher foi, é e sempre será parte da família Lucasfilm. Ela era nossa princesa, nossa general e, mais importante, nossa amiga. Ainda estamos sofrendo com a sua perda. Nós valorizamos sua memória e legado como Princesa Leia e sempre vamos nos esforçar para honrar tudo o que ela ofereceu à Star Wars”.

Sabendo que Fisher não será recriada digitalmente, muitas dúvidas surgem. Mesmo com suas cenas já finalizadas em Star Wars: Episódio VIII, refilmagens podem acontecer, como em Rogue One, para que a história seja modificada e a importância de Leia no Episódio IX seja reduzida. Só nos resta esperar.

Star Wars: Episódio VIII tem direção de Rian Johnson e chega aos cinemas em 17 de dezembro de 2017.