Já se passaram 24 anos desde a estreia de Titanic e uma pergunta continua assombrando a produção: Jack cabia na porta? Kate Winslet, que interpretou a protagonista Rose, aparentemente sofreu por causa dessa discussão e compartilhou seus sentimentos recentemente.
No final do clássico longa-metragem, Rose fica em cima de uma porta que estava flutuando no mar e sobrevive ao naufrágio. Já Jack morre de hipotermia, pois “não havia espaço suficiente” para o casal.
Durante participação no podcast Happy Sad Confused, Winslet falou sobre os comentários “quase abusivos” relacionados à cena. A atriz deu destaque para as reações vindas da imprensa. Em suas palavras:
Aparentemente, eu era muito gorda. Por que foram tão maus comigo? Eles eram tão maus. Eu nem era gorda, caralho. […] Eu teria dito aos jornalistas: ‘Não ousem me tratar assim. Sou uma mulher jovem, meu corpo está mudando, estou descobrindo, estou profundamente insegura, estou apavorada. Não torne isso mais difícil do que já é’. Isso é bullying e, na verdade, quase abusivo, eu diria.
James Cameron também falou sobre o assunto em entrevista para o Postmedia. O diretor de Titanic entrou em contato com especialistas para provar seu ponto de que Jack e Rose não cabiam juntos na tábua de madeira.
Pegamos dois dublês que tinham a mesma massa corporal de Kate e Leo e colocamos sensores neles, dentro deles e os colocamos em água gelada [em cima de uma réplica da porta]. Testamos para ver se eles poderiam ter sobrevivido através de uma variedade de métodos e a resposta era: não havia como os dois terem sobrevivido. Apenas um poderia sobreviver.
Cameron revelou que um documentário focado na polêmica da porta deve ser lançado no futuro, mostrando toda a análise realizada para dar uma resposta definitiva aos fãs. Titanic não está disponível em plataformas de streaming, mas pode ser alugado digitalmente.