Durante uma entrevista ao portal Collider, o diretor Joseph Kosinski explicou como a sequência de ação ao final de Top Gun: Maverick foi gravada. Segundo ele, o filme contou com a consultoria direta dos aviadores da Marinha norte-americana, e foi pensada exatamente como uma situação extrema, mas que poderia acontecer.
No primeiro filme, acredito que os produtores sofreram um pouco para ter a colaboração da Marinha. Agora, muitas das pessoas que estão no time viraram aviadores por causa de Top Gun. Quando descrevemos o que queríamos fazer, eles foram muito, muito generosos e importantes. O terceiro ato inteiro, a missão que Maverick e os pilotos embarcaram, nasceu de uma conversa com os aviadores. Perguntamos qual seria a missão mais assustadora, difícil e sofrida que eles poderiam imaginar. E aquele foi o resultado.
O investimento deu certo, já que Top Gun: Maverick está na maioria das listas de melhores do ano, e é uma das cinco maiores bilheterias de 2022, batendo US$ 1 bilhão, recorde até para a carreira de Tom Cruise.
O longa está disponível para streaming no catálogo do Paramount+. Além de Cruise, Miles Teller, Jon Hamm, Jennifer Connelly e Ed Harris estão no elenco.