Mais

    Christopher Nolan fala sobre o final de “A Origem” e faz paralelos com o desfecho de “Oppenheimer”

    Era tudo um sonho ou era realidade?

    O filme A Origem (2010) é conhecido por ter um dos finais mais debatidos dos últimos anos. Agora, mais de uma década após o lançamento da produção, o diretor e roteirista Christopher Nolan decidiu compartilhar seu próprio ponto de vista sobre a conclusão do longa.

    No desfecho de A Origem, vemos o protagonista Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) se reunindo com seus filhos. No entanto, ele gira um pião que simboliza se ele está em um sonho ou na realidade, e a produção termina antes que o objeto revele se aquele momento é real ou não.

    Leonardo DiCaprio em “A Origem” | Foto: Reprodução

    Em uma entrevista ao The Wired, Nolan foi questionado sobre a possível mensagem antiniilista ou até mesmo otimista presente em seus filmes. O cineasta concordou com essa teoria e usou A Origem como exemplo:

    O final de ‘A Origem’ é exatamente isso. Há uma visão niilista daquele desfecho, mas ele também continua adiante e está com seus filhos. A ambiguidade não é emocional, é intelectual e destinada ao público.

    Na mesma entrevista, Nolan insinuou que será possível encontrar paralelos entre o final de A Origem e o de seu próximo filme, intitulado Oppenheimer.

    Sem revelar muitos detalhes, ele mencionou que a cinebiografia do cientista conhecido como o pai da bomba atômica terá:

    Um final complicado, com sentimentos complicados.

    Christopher Nolan | Foto: Reprodução

    Vale ressaltar que esta não é a primeira vez em que alguém da equipe comenta sobre o final de A Origem. O ator Michael Caine, que também faz parte do elenco, ofereceu uma resposta para o enigma que, segundo ele, foi fornecida pelo próprio Nolan.

    Quando eu recebi o roteiro de A Origem, eu estava um pouco confuso e então disse para ele: ‘Eu não entendo onde é sonho. Quando é sonho e quando é realidade?’ Ele respondeu: ‘Bem, se você está na cena, é realidade.’ Então é isso: se estou nela, é realidade. Se não estou, é sonho.

    Vale lembrar que o personagem de Michael Caine está na cena final, o que, segundo a lógica do ator, indica que era realidade.

    Michael Caine e Leonardo DiCaprio em “A Origem” | Foto: Reprodução

    Com um elenco estrelado que inclui Elliot Page, Marion Cotillard, Cillian Murphy e Joseph Gordon-Levitt, o filme A Origem não está disponível em serviços de streaming. No entanto, pode ser alugado em plataformas como Microsoft, Google Play, Amazon e Apple TV+.

    Quanto a Oppenheimer, o filme tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 20 de julho. O elenco conta com nomes como Matt Damon, Emily Blunt, Florence Pugh e Robert Downey Jr.

    conheça nosso canal no telegram!

    O cinemagem agora tem um canal no Telegram! Participe para receber as principais notícias da cultura pop com exclusividade! É só clicar AQUI. Você também pode acompanhar nosso canal do YouTube. Lá você encontra críticas, notícias e masterclass sobre cinema. Tudo de graça para você. Viva pelo cinema!

    Matheus Prado
    Matheus Pradohttps://matheusprado.com.br/
    Matheus Prado é cineasta, escritor, crítico de cinema e professor universitário. Acredita que a vida é um mar profundo e que devemos nos aventurar além da superfície. Escreveu e dirigiu dois longas-metragens e vários curtas.

    Últimas Notícias

    Assine o FILMICCA

    mais lidas de hoje