Christopher Nolan já é conhecido por sua busca incessante pelo realismo em seus filmes. E depois da impressionante cena de um avião real sendo destruído em Tenet, o renomado diretor revelou que escalou cientistas reais para preencher os corredores de Oppenheimer, sua cinebiografia do famoso “pai da bomba atômica”.
Durante uma entrevista para a Entertainment Weekly, Nolan revelou que essa escolha inusitada surgiu para tentar deixar o filme mais fiel à história real.
Estávamos na verdadeira Los Alamos e tínhamos muitos cientistas de verdade como figurantes. Precisávamos da multidão de figurantes para dar reações e improvisar, e estávamos recebendo discursos improvisados e muito educados. Foi muito divertido de ouvir.
Ainda segundo o diretor, o envolvimento de cientistas reais trouxe reações autênticas dos figurantes em relação aos eventos do filme, gerando discussões enriquecedoras nos bastidores. Essa abordagem busca adicionar um nível de verossimilhança e autenticidade à narrativa.
A gente passa por sets com muitos figurantes por perto e eles estão sempre meio que pensando no almoço. Esses caras [de Oppenheimer] estavam pensando nas implicações geopolíticas das armas nucleares e sabiam muito sobre isso. Na verdade, foi um ótimo lembrete todos os dias: temos que estar realmente focados, temos que ser fiéis à história aqui e realmente saber o que estamos fazendo.
Christopher Nolan assume a direção e assina o roteiro de Oppenheimer, baseado na biografia de Kai Bird e Martin Sherwin, intitulada American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, publicada em 2006.
O elenco estrelado de Oppenheimer inclui nomes como Cillian Murphy, Florence Pugh, Jack Quaid, Matthew Modine, Matt Damon, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Gary Oldman, Rami Malek, Gustaf Skarsgard, Dane DeHaan, Jason Clarke e Casey Affleck, entre outros talentos.
A estreia de Oppenheimer está marcada para o dia 20 de julho no Brasil.