Eu sei que é difícil de acreditar, mas Titanic já tem 25 anos! E mesmo depois de todo esse tempo, um discussão sempre surge nas conversas sobre a trama, desde a época do lançamento do longa: Jack poderia ter subido na porta e sobrevivido?
Um grupo de cientistas, junto com o próprio diretor do filme, o cineasta James Cameron, decidiram fazer uma séries de experimentos para descobrir a verdade. A cena clássica foi recriada no documentário Titanic: 25 Years Later with James Cameron., produzido em comemoração às bodas de prata do longa-metragem.
No documentário, os cientistas utilizaram a porta em quatro cenários diferentes e em várias posições. Eles também usaram atores substitutos de Jack e Rose, para simular todas as situações possíveis, que passaram por testes de exaustão, assim como os personagens. E como curiosidades, eles também trocaram alguns detalhes da cena para ver o que poderia acontecer.
Abaixo, você pode assistir o primeiro teaser do experimento, divulgado no Good Morning America:
.@GMA FIRST LOOK: @natgeo special “Titanic: 25 Years Later with James Cameron” will settle the debate once and for all: could Jack have survived?@JimCameron@natgeotv pic.twitter.com/OkKCXaEkvF
— Good Morning America (@GMA) February 2, 2023
No vídeo, nós já temos uma resposta de Cameron, mas todos sabem que isso não vai encerrar os debates. Ele diz que Jack poderia ter sobrevivido em algumas das condições propostas pelos pesquisadores, mas existiam muitas variáveis com potencial de mudar a história.
Titanic: 25 Years Later with James Cameron será transmitido pelo National Geographic neste domingo, 5 de fevereiro, e estará disponível no Hulu no dia seguinte. A plataforma de streaming não está disponível no Brasil.