David Bowie, um dos maiores ícones do Século XX, é conhecido por suas várias contribuições nas industrias da música, moda e do cinema. O artista – que morreu em janeiro de 2016 – já chegou a trabalhar com grandes cineastas, como George Lucas, Christopher Nolan, Martin Scorsese e David Lynch.
E segundo o diretor Denis Villeneuve revelou em uma entrevista para o jornal Metro, essa lista poderia ter aumentado. Isso porque o Camaleão do Rock (como Bowie era conhecido) era sua primeira opção para o papel de Niander Wallace, vilão de Blade Runner 2049.
“Nosso primeiro pensamento [para o personagem] foi David Bowie, que influenciou Blade Runner de diversas maneiras. Quando nós recebemos a triste notícia, passamos a procurar alguém como ele”.
Jared Leto, que também é um ator-rockstar, foi selecionado para o papel de antagonista, depois da morte de Bowie em decorrência das complicações de um câncer de fígado.
E a veia sci-fi presente em letras de Bowie, como em Space Oddity, a atuação precisa do astro em sua estreia cinematográfica como protagonista na ficção cientifica O Homem Que Caiu na Terra e seus visuais extravagantes que claramente foram espelhados na Replicante glam interpretada por Daryl Hannah, são algumas das influências do músico no clássico thriller cyberpunk neo-noir Blade Runner: O Caçador de Androides, de 1982.
Além de estudar psicopatas e se entregar a um método radical de atuação, Leto se inspirou em Bowie para compor seu Coringa em Esquadrão Suicida. Uma curiosidade que dá mais uma prova da vasta influência do alter-ego de Ziggy Stardust na cultura pop.
Em Blade Runner 2049, Niander Wallace é um empresário que ganha projeção mundial após a Terra passar por uma misteriosa crise de energia. Após uma proibição oficial, Wallace retoma a produção de Replicantes com a promessa de que os androides não vão oferecer riscos à humanidade. Entretanto, os planos do magnata são outros. Ryan Gosling interpreta o protagonista K, que assume a divisão Blade Runner da Polícia de Los Angeles e terá de encontrar o agente Rick Deckard (Harrison Ford), que sumiu após os eventos do primeiro filme.
A estreia nos cinemas brasileiros está marcada para o dia 5 de outubro.