Divertida Mente 2, maior bilheteria do ano e o filme de animação de maior sucesso da história, consolidou-se como um triunfo para a Disney e a Pixar. No entanto, por trás do sucesso, há polêmicas nos bastidores.
Em uma reportagem do IGN, 10 animadores do estúdio denunciaram condições de trabalho adversas e interferências criativas delicadas, especialmente em relação ao público LGBTQIAPN+. Segundo as fontes, os animadores receberam ordens da Disney para ajustar a aparência de Riley, a protagonista adolescente, tornando-a “menos gay”.
Embora o filme não aborde diretamente a orientação sexual da personagem, prévias do longa sugerem uma possível trama de autodescoberta associada à chegada da adolescência, levando parte do público a especular sobre sua identidade.
Os animadores também relataram que o estúdio interveio em aspectos como a iluminação de cenas que mostravam Riley com suas colegas de hóquei, para evitar qualquer associação romântica, especialmente com a personagem Val, descrita como destemida.
Divertida Mente 2 estará disponível no Disney+ a partir de 25 de setembro.