O cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, conhecido pelos filmes Bacurau e Aquarius, estreará seu próximo projeto no Festival de Cannes, evento cinematográfico francês de renome mundial. O longa, intitulado Retratos Fantasmas, é um documentário sobre a história de dois famosos cinemas de rua de Recife, cidade onde Mendonça nasceu.
Apesar de Recife ter tido quase 30 cinemas de rua em sua história, o documentário se concentrará no Cinema Veneza, que operou entre 1970 e 1998, e no Cinema São Luiz, inaugurado em 1952 e tombado como patrimônio em 2008, mas que está fechado desde maio de 2022, sem previsão de reabertura.
O documentário de Kleber Mendonça aborda a história gloriosa e turbulenta desses dois cinemas de rua, destacando as dificuldades que o São Luiz tem enfrentado desde que foi fechado. O cinema tem sofrido com cortes de investimento pelo governo, demissões de funcionários e falta de um programador.
No Instagram, o diretor anunciou a exibição em Cannes e torceu que o objeto de seu filme dê a volta por cima logo:
Que o Cinema São Luiz esteja já reaberto à sociedade no segundo semestre para podermos exibir Retratos Fantasmas no Recife.
Kleber Mendonça já teve três de seus filmes anteriores exibidos no Festival de Cannes: o curta-metragem de terror Vinil Verde (2004) e os longas Aquarius e Bacurau. O cineasta também integrou o júri do festival francês em 2021, juntamente com o então-presidente Spike Lee (Infiltrado na Klan).
O Festival de Cannes de 2023 ocorrerá entre os dias 1º e 4 de junho. Retratos Fantasmas será exibido durante o evento.