A companhia Chooseco, que criou e publica nos EUA os livros infantis da famosa franquia Escolha Sua Aventura, entrou com processo contra a Netflix por usar a estrutura patenteada por ela como forma de promover o filme interativo Black Mirror: Bandersnatc.
Lançados nos anos 1980, os livros de “Escolha Sua Aventura” permitem que leitores façam escolhas em momentos chave da narrativa, que resultam em finais diferentes. É a mesma estrutura usada por Bandersnatch, com as alterações necessárias para o formato audiovisual.
Segundo o The Hollywood Reporter, a Chooseco deu entrada no processo nesta sexta-feira (11), revelando que a Netflix chegou a fazer proposta para comprar os direitos da frase e da franquia, mas que nenhum trato foi feito.
Atualmente, o estúdio 20th Century Fox é quem tem os direitos cinematográficos e televisivos de Escolha Sua Aventura. Os advogados da Chooseco ainda dizem no processo que a Netflix já usou a frase patenteada pela companhia para promover outros produtos interativos, a maioria deles do catálogo infantil da plataforma.
O processo também argumenta que a frase Escolha Sua Aventura é usada em uma das cenas do filme, um diálogo entre o protagonista Stefan (Fionn Whitehead) e seu pai, em que ele explica a estrutura do video-game que está criando.
A empresa diz que, como a associação de seu nome com os produtos da Netflix não foi previamente autorizada, ela tem direito a uma compensação de pelo menos US$ 25 milhões, ou uma porcentagem dos lucros do serviço de streaming com Black Mirror: Bandersnatch.
Não é a primeira vez que a Chooseco faz valer a sua patente sobre a frase Escolha Sua Aventura. Na década passada, a empresa processou a Chrysler pelo uso da frase na propaganda de um de seus jipes e o caso terminou em um acordo monetário entre as duas partes.