Apesar da compra da Fox pela Disney proporcionar coisas legais como o encontro dos X-Men com os Vingadores, tudo tem um custo.
Segundo reportagem publicada no Wall Street Journal, a transação pode fazer com que projetos que não sejam partes de franquias family-friendly (destinados a todos os públicos) deixem de ser produzidos. O artigo ainda diz que a Disney pode matar o estúdio 20th Century Fox por completo, com demissões em massa, e mantendo em funcionamento apenas os estúdios Fox Searchlight (que fez A Forma da Água) e o Fox 2000 (que é focado em adaptações literárias, como Com Amor, Simon).
Se a decisão se concretizar, o futuro de franquias como Deadpool e Planeta dos Macacos é incerto. Além disso, filmes adultos nas linhas de The Post, O Predador e O Regresso, poderiam deixar de ser produzidos, além do fato de que, uma marca histórica como a 20th Century Fox, seria dissolvida.
Em uma reunião em Nova York, os acionistas da Disney aprovaram a compra da Fox em um valor de US$ 71,3 bilhões. A reunião durou 15 minutos e os representantes das empresas esperam que a fusão seja realizada na primeira metade de 2019. Recentemente o Departamento de Justiça dos EUA aprovou a compra da Fox pela Disney pelo valor de US$ 71,3 bilhões, decidindo que a aquisição não se enquadra como formação de monopólio.