O live-action de Como Treinar o Seu Dragão recebeu um grande elogio de Gerard Butler, ator que interpreta Stoico, pai do Soluço, tanto na animação quanto na nova versão. Em entrevista ao The Direct, Butler revelou que assistiu a um corte bruto do filme e ficou impressionado com a experiência visual e emocional da produção.

Mesmo sem os efeitos totalmente finalizados, Butler destacou a intensidade do que viu:
Acabei de ver um corte bruto, em que aproximadamente 20% dos efeitos visuais estavam completos. Me arrepio quando penso a respeito. Foi tão incrível e poderoso. Você vê partes que estão perto de ser concluídas e o queixo cai.
O ator também refletiu sobre as diferenças entre dublar um personagem em animação e interpretá-lo fisicamente em um filme live-action. Segundo ele, a mudança trouxe uma sensação de realidade muito mais intensa:
Sempre imaginei: ‘E se isso fosse real? E se a gente estivesse lá de verdade, com pessoas e dragões reais?’ E tivemos a chance de fazer isso, torná-lo real. Quando um dragão está cuspindo fogo por cima de um bando de homens e mulheres vikings correndo, parece muito mais assustador do que quando foi animado. Você ainda pode se distanciar um pouco, mas isso parece mais envolvente e imersivo.
Butler também demonstrou grande expectativa para assistir a versão finalizada da produção, afirmando que acredita que que cada segundo será precioso.

A trama acompanha Soluço (Mason Thames), um jovem viking que recebe a missão de matar o dragão Banguela, mas acaba desenvolvendo uma amizade inesperada com a criatura. O filme tem direção de Dean DeBlois, responsável pelos filmes animados, e chegará aos cinemas brasileiros em 12 de junho.