Depois de 118 dias de atividades paralisadas, a greve dos atores de Hollywood finalmente chegou ao fim na noite desta quarta-feira (8). O Sindicato de Atores (SAG-AFTRA) e a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) alcançaram um acordo preliminar sobre um novo contrato, abrindo caminho para o retorno das produções hollywoodianas nas próximas semanas.
Em uma decisão unânime tomada pelo Comitê do SAG-AFTRA, o acordo foi aprovado, conforme anunciado pelo sindicato. Esta resolução marca o término da greve a partir de 00h01 do horário do Pacífico (4 horas da manhã, no horário de Brasília), do dia 9 de novembro.
Os detalhes específicos deste acordo ainda são mantidos sob sigilo pelo sindicato, mas espera-se que se tornem públicos em breve. O novo acordo será submetido à aprovação da diretoria nacional do sindicato na próxima sexta-feira (10).
A aprovação deste acordo significará a implementação imediata do novo contrato. No entanto, se for rejeitado, os membros do sindicato poderão ter que enviar seus negociadores de volta para a mesa de negociações com a AMPTP.
O principal ponto de controvérsia nas negociações, até os últimos dias, foi o uso de Inteligência Artificial nas produções. No sábado (4), a AMPTP apresentou o que descreveu como sua “última, melhor e final proposta”, indicando que, se um acordo não fosse alcançado, novas negociações só ocorreriam no próximo ano, potencialmente atrasando ainda mais o calendário de lançamentos de Hollywood.
A greve não apenas interrompeu as filmagens de diversos projetos com atores filiados ao SAG, mas também impediu a participação destes em eventos de imprensa para filmes já concluídos.
Com o fim da greve dos roteiristas em outubro, algumas produções já haviam retomado as atividades. Agora, com a resolução da paralisação dos atores, a indústria cinematográfica pode finalmente voltar ao seu ritmo normal, trazendo alívio e expectativa tanto para os profissionais envolvidos quanto para os fãs ao redor do mundo.