Quando a continuação de Círculo de Fogo foi anunciada, muito se disse pelo fato de que o diretor Guillermo del Toro não retornaria para comandar o longa e os motivos dessa escolha permaneceram ocultos por anos. Mas agora, em uma entrevista ao site Collider, o diretor argentino explicou o motivo de não estar envolvido no longa: conflito de agendas.
Com a venda da Legendary Pictures, ele teria de esperar alguns meses antes de começar a produção, e optou por se envolver em The Shape of Water em vez da sequência:
As agendas começaram a ficar ruins. Tinha esse filme que eu queria fazer, The Shape of Water, queria muito fazer. Chegou uma hora que eu estava entre Liga da Justiça Sombria e Círculo de Fogo — eu optei pelo segundo. Mas aí me disseram que teriam de adiar, porque a Legendary estava sendo vendida. Eu teria de esperar nove meses e eu não queria isso. Então escolhemos Steven S. DeKnight e eu fui fazer The Shape of Water.
Steven S. DeKnight dirige o filme que será produzido por Guilhermo Del Toro. Pacific Rim: Uprising estreia em 23 de fevereiro de 2018.