Irmãos Wachowski agora são irmãs Wachowski

Aqui no cinemagem, nós apoiamos todo tipo de manifestação do direito de escolha. Não somos homofóbicos, muito menos divulgadores de qualquer tipo de gênero. Acreditamos que todo ser humano tem o direito de escolher como quer viver. É por isso que escolhemos divulgar essa notícia, publicada anteriormente no jornal O GLOBO. Confira:

***

Oito anos depois de Lana — até então Larry — Wachowski, da dupla de cineastas responsável pela trilogia “Matrix”, ter revelado ao mundo sua condição de mulher transgênera, agora foi Lilly, antes Andy, quem fez o mesmo anúncio. A revelação foi feita pela própria diretora em artigo publicado nesta terça-feira no site de notícias “LGBT Windy City Times”, sob o título irônico “Mudança de sexo chocante — Os Irmãos Wachowski agora são irmãs!!!”.

Lilly Wachowski, em foto tirada pela própria cineasta
Lilly Wachowski, em foto tirada pela própria cineasta

Segundo o texto, ao longo do último ano, Lilly temia ver essa manchete publicada em jornais, diante do número de repórteres que procuravam seus assessores à cata de informações sobre “a mudança de sexo de Andy”.

No artigo, ela explica que na noite da última segunda-feira, um repórter do jornal inglês “Daily Mail” a procurou em sua casa e disse querer conversar com ela e contar ao mundo sua história inspiradora. Após ele ir embora, conta Lilly, ela se lembrou que o jornal havia revelado publicamente que uma professora inglesa era uma mulher transgênera e a classificou como “uma influência prejudicial para as crianças”. Diante disso, a diretora decidiu se antecipar e revelar publicamente que havia feito a transição de gênero.

“Eu era assumida para minha família e meus amigos. E para a maioria das pessoas com quem trabalho. E todos lidam bem com isso”, diz Lilly no texto. “Sem o amor e o apoio de minha mulher e de minha família e amigos, eu não estaria onde estou hoje.”

wachowski

A dupla, que começou escrevendo histórias em quadrinhos, alcançou fama mundial em 1999, com o filme de ficção científica “Matrix”, estrelado por Keanu Reeves. Na época, assinavam seus trabalhos como “Os Irmãos Wachowski”.

Além das duas sequências de “Matrix”, escreveram e produziram “V de Vingança”. Seus trabalhos mais recentes — “Speed Racer”, de 2008, “A viagem”, de 2012, e “O destino de Júpiter”, de 2015 —, não provocaram tanto entusiasmo. Com a transição de gênero de Lana, tornada pública em 2008, a dupla passou a assinar seus filmes apenas como Wachowskis.

Seu trabalho mais recente, em parceria com o roteirista e produtor J. Michael Straczynski, é a série de ficção científica “Sense 8”, produzida e exibida pela Netflix. A série conta a história de oito pessoas de diferentes os lugares do mundo, conectadas mentalmente. Um dos personagens, Nomi, é uma mulher transexual, assim como a atriz que a interpreta, Jamie Clayton.