O diretor James Cameron, conhecido por clássicos como O Exterminador do Futuro e Aliens, promete que Avatar: Fogo e Cinzas levará a franquia a um novo patamar. Em entrevista à revista Empire, Cameron revelou que a produção está adiantada e que o filme trará cenas de ação grandiosas, além de uma nova abordagem para os personagens e a trama.
O cineasta ressaltou sua empolgação em continuar explorando o universo de Pandora, prometendo um nível de intriga nunca visto antes nos filmes da franquia.
O que me empolga, enquanto um artista que recentemente fez 70 anos e meio que já fez todas essas coisas, é não apenas ter a oportunidade de fazer de novo, mas atingir um nível de personagens e intriga que você ainda não viu em um filme de Avatar.
A busca por inovação e coragem é o que move Cameron em Fogo e Cinzas. Para ele, fazer escolhas ousadas é essencial para o sucesso do filme:
É uma coisa complicada. Podemos estar chapados com nossa própria droga e qualquer um que olhe para isso pode ficar ‘c******, isso não é o que eu queria’. Mas se você não fizer escolhas corajosas, está desperdiçando o tempo e o dinheiro de todo mundo. Só isso não é o suficiente para criar sucesso, mas é necessário. Você precisa quebrar o molde toda vez.
O diretor também falou sobre o processo de pós-produção do filme:
Em relação ao segundo filme, nós dobramos o número de planos finalizados nesse ponto da produção, e eles têm a mesma duração. Então isso nos deixa muito adiantados, algo que eu, francamente, nunca experimentei antes.
Com a volta de Sam Worthington e Zoe Saldana, o filme promete explorar novas nações de Pandora, incluindo a nação do fogo. Avatar: Fogo e Cinzas chega aos cinemas em dezembro de 2025.