A modelo canadense Kelleth Cuthbert, que roubou a atenção no Globo de Ouro 2019 e teve seus 15 minutos de fama como a Moça da Água, está processando a empresa Fiji Water, aquela mesma que a contratou para a premiação.
O E!News teve acesso a documentos que revelam que a modelo entrou na Justiça contra a marca por “uso não autorizado de imagem, semelhança e identidade”. Ou seja, Kelleth está processando a Fiji Water por usar sua imagem como foco de uma campanha de marketing mundial, inspirado pelo sucesso que a jovem teve no Globo de Ouro.
Os registros oficiais apontam que ela nunca deu autorização para que a Fiji Water usasse sua imagem em recortes de papelão. Por fim, Kelleth afirma que a companhia a pressionou a assinar um “documento falso” autorizando o uso de sua imagem.
Em comunicado ao E!News, a Fiji disse:
Este processo é frívolo e inteiramente sem mérito. Depois de viralizar no Globo de Ouro, negociamos um acordo generoso com a Sra. Cuthbert, que ela violou flagrantemente. Estamos confiantes de que vamos prevalecer no tribunal.
Os advogados da modelo rebateram dizendo que:
Processar a Fiji foi um último recurso para Cuthbert, que esperava resolver discretamente essa disputa. A empresa usou sua imagem sem contrato, sem consentimento e sem pagá-la, tudo pelo ganho financeiro de Fiji Water. Os modelos ganham a vida com o uso de sua imagem. Ninguém esperaria que outras profissões trabalhassem de graça. A campanha de recorte de papelão de Fiji Water usou a imagem de Cuthbert ilegalmente e ela só quer o que é justo.
Kelleth é canadense e, de acordo com seu site pessoal, a modelo de 1,75 m trabalhou com várias agências nos Estados Unidos e no Canadá, incluindo Wilhelmina em Los Angeles, Heffner em Seattle, Donna Baldwin em Denver, Key em Vancouver e Plutino em Toronto.
Surfando na fama instantânea pós-Globo de Ouro, ela acabou gravando participações nos programas Good Morning America, The Late Late Show with James Corden e Inside Edition, da apresentadora Deborah Norville. Até o site pornô xHamster entrou na onda e postou no Twitter que estava oferecendo um contrato de US$ 100 mil para a jovem manter o elenco de seus filmes “hidratado”.
Kelleth é casada com o fotógrafo Christopher Von Steinbach desde 2011. Eles moram em Los Angeles.