Se você achava que aquela ideia maluca da Warner de reiniciar a franquia Matrix sem as criadoras originais havia sido abandonada, está muito enganado. E quem nos lembrou dessa afronta foi o próprio roteirista dos novos filmes, Zak Penn (Os Vingadores), que divulgou algumas novidades em seu Twitter?
“Sim, estou roteirizando algo sobre Matrix. Não é um reboot, nem uma continuação. Assista Animatrix, leia os quadrinhos para ver o que as Wachowskis fizeram”.
O roteirista também disse que o projeto está em desenvolvimento, mas que ainda não foi confirmado e não há atores ou diretor escolhidos.
“Não temos elenco, diretor ou nada que possa ser discutido ainda. Nenhuma novidade. Não há necessidade da imprensa ficar colocando atores no projeto, porque ainda não temos ninguém. Não vamos reiniciar ou reimaginar, não tem nenhuma reformulação envolvida. E este não é o ponto do processo em que essas decisões são feitas”.
O roteirista cita Animatrix, anime lançado direto em DVD, em uma tentativa de lembrar aos fãs que as Wachowskis construíram um universo muito maior do que apenas Neo, Morpheus e Trinity. Talvez Penn esteja trabalhando em uma nova equipe, ou uma encarnação anterior do Escolhido, ou em uma expansão de uma das histórias de Animatrix.
Especula-se que o filme mostrará como começou o movimento criado por Morpheus para salvar o máximo de pessoas que conseguisse das garras da Matrix, além de sua busca por encontrar o Escolhido.
Keanu Reeves revelou que toparia voltar ao quarto filme da franquia, se irmãs Wachowskis estivessem envolvidas. Porém elas não estão envolvidas no projeto e a natureza de seus potenciais envolvimentos com a nova versão não foi determinada. Certamente, a Warner iria querer as duas cineastas para dar, no mínimo, uma bênção para o projeto nascente.
Joel Silver, que produziu a trilogia original, abordou o estúdio com a ideia para um novo filme da franquia. Silver tem um relacionamento tenso com as Wachowskis. As irmãs têm muito mais significado para os fãs do que o produtor.
Escrito e dirigido pelas Wachowskis, o filme original vê a humanidade vivendo em uma realidade simulada, sem saber que os seres humanos estão em uma máquina e que seus corpos estão sendo colhidos por energia.
Lançado em março de 1999, Matrix custou US$ 65 milhões e rendeu mais de US$ 456 milhões.
Saiba mais sobre Matrix.