A LucasFilm anunciou a produção de três novos filmes de Star Wars durante o primeiro dia da Star Wars Celebration, nesta sexta-feira (7). O primeiro filme, ainda sem título oficial, será dirigido por Sharmeen Obaid-Chinoy, diretora da série Ms. Marvel, e duas vezes vencedora do Oscar de Melhor Documentário em Curta-Metragem.
O filme se passará 15 anos depois dos eventos do Episódio IX: A Ascensão Skywalker, e mostrará Rey (Daisy Ridley) erguendo uma nova Ordem Jedi. O roteiro ficará a cargo de Steven Knight, criador da série Peaky Blinders.
O segundo projeto anunciado é um longa dirigido por James Mangold, conhecido por Logan e responsável pelo próximo Indiana Jones. A história será ambientada 25 mil anos antes dos eventos dos filmes e mostrará as origens dos Jedi. O cineasta descreveu a trama como:
Um épico bíblico como Os Dez Mandamentos sobre o surgimento da Força. De onde ela veio, quando a descobrimos e quando aprendemos a usá-la?
Por fim, o último filme de Star Wars anunciado é um projeto de Dave Filoni, produtor, roteirista e diretor de séries como O Mandaloriano, Clone Wars e Rebels. A produção foi descrita como um “fechamento” para as histórias contadas nas séries recentes do Disney+, como o próprio mandaloriano e derivados, como O Livro de Boba Fett e Ahsoka.
As datas de estreia para todas essas produções ainda não foram divulgadas.