Você sabia que existe uma conexão entre Premonição e Arquivo X, que vai muito além do sobrenatural? Jeffrey Reddick, criador da franquia de terror, revelou em entrevista à Variety que a primeira versão da história foi escrita como um possível episódio da icônica série de ficção científica.
A inspiração veio depois de ele ler sobre uma mulher que teve uma premonição e decidiu não embarcar em um avião… que acabou caindo mesmo. Segundo Reddick:
Quando li o artigo, a ideia simplesmente veio à minha cabeça: e se ela ‘enganasse’ a morte? Como seria se a morte decidisse ir atrás dela?

O conceito evoluiu para um roteiro chamado Flight 186, que foi pensado para Arquivo X. No entanto, ao virar um longa-metragem, a história ganhou vida própria.
Com a entrada de James Wong e Glen Morgan, ex-roteiristas de Arquivo X, o filme Premonição se tornou um fenômeno do terror, com cenas icônicas e mortes criativas. Wong, que também dirigiu o primeiro longa, revelou:
Se tivéssemos feito um episódio de Arquivo X, mostraríamos Mulder e Scully investigando mortes misteriosas e sobrevivendo a elas. Mas, como filme, tivemos tempo e orçamento para criar algo espetacular, cheio de surpresas para o público.
Premonição também teve forte influência de A Hora do Pesadelo, explorando a culpa dos sobreviventes e os segredos que carregam. E agora, 25 anos depois do lançamento original, a franquia se prepara para seu próximo capítulo: Premonição 6: Laços de Sangue, que estreia no Brasil em 15 de maio.