Depois de Rooney Mara afirmar algumas vezes que nunca veríamos uma continuação da história de Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, de 2011, eis que o roteirista Steven Knight concedeu uma entrevista ao site Collider onde falou sobre o desenvolvimento do próximo filme da franquia Millennium, que será baseado no livro A Garota na Teia de Aranha, do escritor sueco David Lagercrantz.
Mas o fato é que o novo longa não deve contar com Rooney Mara e Daniel Craig no elenco e muito menos com a direção de David Fincher. Ainda assim, Knight deixou claro que o filme será uma sequência, acima de tudo:
“O filme não pode ser nada que não seja uma continuação, mas alguns livros foram pulados, então, neste sentido, é um filme diferente. Há uma nova personagem central muito forte e você se pergunta ‘como realizar isso?’ É bem diferente”.
O livro A Garota na Teia de Aranha é o primeiro romance da saga Millennium a não ser escrito por Stieg Larsson (1954 – 2004), autor da trilogia formada por Os Homens que Não Amavam as Mulheres, A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar.
Knight já roteirizou filmes como os ainda inéditos Aliados e Guerra Mundial Z 2, além de Senhores do Crime e O Sétimo Filho. O roteirista disse que elaborou a trama de forma colaborativa com representantes da Sony Pictures, que está há tempos tentando dar continuidade à franquia. Ele explicou que teve de fazer alterações no texto de acordo com os desejos do estúdio:
“A garota [Lisbeth Salander] é realmente a personagem central. Ela é a coisa toda. Não é sobre Blomkvist [personagem de Daniel Craig no filme de Fincher]”.
A Garota na Teia de Aranha ainda não tem previsão de estreia. Fede Alvarez, diretor de O Homem Nas Trevas, está cotado para assumir a direção.