Quando X-Men: O Confronto Final foi lançado pela Fox Studios no longínquo ano de 2006, os fãs ficaram muito empolgados com a volta parte do elenco clássico da saga. Eram nomes como Hugh Jackman, Patrick Stewart e Ian McKellen.
Mas o que ninguém sabia é quer o estúdio recorreu a um artifício peculiar (e bem safado) para trazer uma das estrelas de volta: eles criaram um roteiro falso para persuadir Halle Berry, a intérprete da Tempestade, a retornar para a sequência.
Quem explanou a Fox foi Matthew Vaughn (Kingsman: Serviço Secreto), que revelou o episódio durante um painel na New York Comic-Con. Segundo Vaughn, ele estava cotado para dirigir o terceiro filme dos mutantes, mas abandonou o projeto depois de descobrir sobre a controversa manobra envolvendo a atriz:
Uma das principais razões pelas quais eu deixei ‘X-Men 3’, e não me importo de falar sobre isso, é a política estranha de Hollywood. Em um dia, cheguei ao escritório e me deparei com um roteiro substancial para o filme, o que me surpreendeu. Ninguém queria me deixar olhar, então peguei o roteiro e comecei a ler. Logo na primeira página, estávamos na África. Temos a Tempestade e crianças morrendo de sede. Ela cria uma chuva torrencial e salva todas as crianças. Eu achei uma ideia legal, mas então me disseram que era o ‘roteiro da Halle Berry’, pois ela ainda não havia assinado contrato. A ideia era descartar tudo assim que ela assinasse. Eu disse: ‘Vocês vão mesmo fazer isso com uma atriz vencedora do Oscar? Estou fora. Eu me demito.’
Apesar da controvérsia, X-Men 3 chegou aos cinemas com Halle Berry no elenco e sob a direção de Brett Ratner. O filme adaptou o icônico arco da Fênix Negra, abordando a morte e ressurreição da telepata Jean Grey, interpretada por Famke Janssen.
Todos os filmes da franquia X-Men estão disponíveis para streaming no Disney+.