O terror de Mike Flanagan chegou a uma das franquias mais conhecidas do gênero. A Blumhouse divulgou nesta sexta-feira o primeiro trailer de The Exorcist: Martyrs, longa escrito e dirigido por Flanagan que estreia nos cinemas norte-americanos em 12 de março de 2027, com Scarlett Johansson no papel da detetive Julie Miller.
Sobre o filme
Segundo informações divulgadas pelo Deadline, a prévia apresenta o caso de homicídios de fundo satânico que puxa a detetive de volta à investigação. Miller encerra a sequência de crimes do padre Father Sunday, interpretado por John Leguizamo, e volta ao assunto treze anos mais tarde, quando o próprio nome aparece escrito com o sangue de um coroinha assassinado nas paredes da cripta de uma igreja.
De acordo com o The Hollywood Reporter, o elenco também traz Chiwetel Ejiofor como um padre e Jacobi Jupe como o filho de doze anos da detetive, ameaçado pela nova série de mortes. O material de divulgação apresenta o projeto como uma visão radicalmente nova do título mais assustador da história do terror no cinema, formulação que dá a medida da reformulação pretendida pela Universal Pictures.
O que a franquia vinha tentando
A franquia começou em 1973 com O Exorcista, de William Friedkin, adaptação do romance de William Peter Blatty. A tentativa mais recente de retomada veio em 2023 com O Exorcista: O Devoto (The Exorcist: Believer), de David Gordon Green, que havia sido anunciado como abertura de uma nova trilogia. O plano foi abandonado depois da reação negativa ao filme, e Flanagan assumiu o projeto com a tarefa de recomeçar a história em outro terreno.
Flanagan construiu a carreira em terror de orçamento controlado e em séries de perfil autoral, entre elas A Maldição da Residência Hill (The Haunting of Hill House) e Missa da Meia-Noite (Midnight Mass), além do longa Doutor Sono (Doctor Sleep), também derivado de um clássico do gênero. É a primeira vez que ele assume uma franquia desse porte para um grande estúdio.
A estreia de The Exorcist: Martyrs está marcada para 12 de março de 2027. A data brasileira e o título em português ainda não foram anunciados pela distribuidora.
