O diretor Ridley Scott sempre disse que gostaria de voltar ao Coliseu para continuar a história de seu épico Gladiator. Porém, apesar do prestígio do cineasta, a produção nunca foi confirmada oficialmente. Mas agora, ao que tudo indica, este desejo está bem perto de ser realizado. Isso porque, segundo informações divulgadas pelo Deadline, o ator Paul Mescal está em negociações para estrelar o projeto.
A história do novo filme vai se passar anos depois do primeiro e não contará com o retorno de Maximus, vivido por Russell Crowe. Dessa vez, o protagonista será Lucius, o filho de Lucilla (Connie Nielsen) e sobrinho do imperador Commodus (Joaquin Phoenix), que agora já é um adulto. Lucius ficou marcado pela atitude de Maximus, que morreu enquanto enfrentava Commodus, mas que conseguiu derrotá-lo da mesma forma.
Ainda segundo o Deadline, o ator Paul Mescal passou por um longo processo de testes para assegurar o papel, superando a concorrência de grandes nomes, como Timothée Chalamet, Miles Teller, Austin Butler e Richard Madden. O jovem é mais conhecido pela série Normal People e está em cartaz atualmente com o filme Aftersun, de Charlotte Wells.
Ridley Scott vai retornar à cadeira de diretor e também produzirá o longa, ao lado de Michael Pruss, Doug Wick e Lucy Fisher. O roteiro foi escrito por David Scarpa. O longa ainda conta com o retorno de Janty Yates, figurinista do filme original.
O primeiro filme foi uma coprodução entre a Universal e a DreamWorks e, embora a segunda não esteja envolvida neste novo longa, a Universal tem o direito de fazer uma parceria novamente quando o projeto estiver pronto.
O Gladiator original estreiou em 2000 e arrecadou mais de US$ 460 milhões na bilheteria mundial. O filme foi indicado a 12 Oscars e ganhou cinco, incluindo o de Melhor Filme. Ele está disponível para streaming nos catálogos da Netflix e da Prime Video.