O diretor Denis Villeneuve está tentando plantar suas raizes no deserto do planeta Arrakis! Tanto que, antes mesmo do lançamento de Duna: Parte Dois, o cineasta já está revelando sua ambição de expandir ainda mais o universo espetacular do filme.
Em uma entrevista para a revista Empire, Villeneuve confirmou os rumores que circulam há algum tempo, de que ele está planejando uma trilogia para sua versão de Duna. A ideia é realizar um terceiro filme, que se baseará no livro Messias de Duna, a segunda obra da série criada por Frank Herbert.
Se eu conseguir concluir uma trilogia, será como ver um sonho se concretizar. Messias de Duna foi escrito como uma reação ao fato de que as pessoas perceberam Paul Atreides como um herói, algo que ele [Frank Herbert] não quis fazer. Minha adaptação está mais próxima da ideia dele, de ser um aviso.
Enquanto Villeneuve insinua que já está imerso no processo de elaboração do roteiro para o potencial terceiro filme, ele também sugere que essa trilogia poderia encerrar seu envolvimento com a saga. Isso porque, segundo o cineasta, depois do segundo livro, o universo de Duna adentrou entrou em um campo “esotérico”.
Com retorno do elenco composto por nomes como Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson e Austin Butler, a segunda parte de Duna teve sua data de estreia reagendada para 15 de março de 2024.
Os livros da saga de ficção científica, que incluem Duna e Messias de Duna, além de outras obras da série, foram publicados no Brasil pela Editora Aleph.