Depois de anos de especulação, Rian Johnson confirmou que sua aguardada trilogia de Star Wars dificilmente sairá do papel. Em entrevista à Rolling Stone norte-americana, o diretor de Os Últimos Jedi (2017) disse que, apesar do entusiasmo inicial, o projeto nunca avançou para a fase de desenvolvimento concreto.
Não deu em nada. Nos demos muito bem trabalhando juntos, e eles me convidaram para continuar. Troquei algumas ideias com Kathleen [Kennedy, CEO da Lucasfilm].
Ainda segundo ele, o envolvimento com a série Entre Facas e Segredos, protagonizada por Daniel Craig, acabou mudando seu foco profissional:
O resumo da ópera é que Entre Facas e Segredos aconteceu e aí lá estava eu dirigindo filmes de mistério. Fazer mais um Star Wars é o tipo de coisa que eu adoraria, se surgir a oportunidade. Mas, agora, estou fazendo minhas coisas, e muito feliz.
A declaração de Johnson encerra uma longa fase de incertezas sobre a trilogia, anunciada oficialmente em 2017, mas constantemente adiada. Muitos fãs ainda tinham esperança de que o projeto fosse retomado, especialmente após declarações anteriores da Lucasfilm de que ele ainda estava “nos planos”.
Enquanto isso, a saga intergaláctica retorna aos cinemas com The Mandalorian & Grogu, previsto para maio de 2026. O filme marcará o fim de um hiato de sete anos sem novos títulos da franquia, desde A Ascensão Skywalker (2019).
Johnson, por sua vez, segue com o desenvolvimento do terceiro filme de Entre Facas e Segredos para a Netflix, consolidando seu nome no gênero de mistério.