Shazam! só chega aos cinemas em 4 de abril de 2019. O próximo filme da DC, porém, enfrentou sua primeira primeira polêmica mais de um ano antes da estreia, em março, quando vazaram as primeiras fotos de Zachary Levi vestido como o super-herói.
Logo que as imagens saíram, o uniforme de Shazam virou o centro das atenções do público nerd. Entre elogios e críticas, ganharam os holofotes o excesso de músculos do protagonista, que estava bem mais magro em papéis anteriores, como o Chuck da série homônima, além da aparência extravagante da peça.
Ativo nas redes sociais, Zachary Levi se posicionou após os comentários, revelando uma rotina intensa de exercícios e uma dieta especial para o papel que deve ser o mais importante de sua carreira. Ainda assim, foi acusado de se aproveitar de enchimentos para exaltar sua força, no episódio que ficaria conhecido como #levigate.
Segundo o UOL, os enchimentos estão lá, mas nada que aumente tão significantemente o tamanho do ator de 1,91 m, o que é perceptível ao encontrá-lo em trajes comuns. Quem esteve na CCXP 2018 (Comic Con Experience) em São Paulo, há uma semana, pode testemunhar a mudança física do intérprete de Shazam.
Quem vê de perto nota que a textura do tecido, inspirada na Grécia Antiga, também se destaca no uniforme, assim como os tigres desenhados nos botões que prendem a capa. O mais interessante, contudo, são as estruturas escondidas por baixo do traje de Shazam.
A figurinista Leah Butler, que seguiu os conselhos do diretor David F. Sandberg para que o uniforme de Shazam fosse baseado no que se vê na versão dele nos “Novos 52”, a fase mais recente da DC nos quadrinhos:
Queríamos dar um ar divertido à roupa e, ao mesmo tempo, mostrar que ele é muito forte.
Antes de começar a desenvolver a peça, Leah visitou o acervo da Warner Bros. para buscar inspiração em uniformes de outros heróis que já passaram pelo cinema, como Superman e Batman.
Ele é mais orgânico, se parece menos com um robô, já que o Shazam nada mais é do que um garoto que se transforma em um super-herói.
O uniforme do super-herói que faz sua estreia no universo cinematográfico da DC é confeccionado em tecido totalmente flexível e com linhas e texturas desenvolvidas em 3D. Um dos grandes desafios da equipe de Leah foi adaptar a roupa para esconder toda a parafernalha necessária para que o raio do peito de Shazam e os punhos do herói acendessem de verdade, atendendo a mais um pedido do diretor.
O raio é desenhado de uma forma que tem que se encaixar no peitoral. Conseguimos chegar a esse formato que se comprime no peito dele e, além de tudo, o raio acende de verdade. É sempre um desafio criar algo que acenda no próprio corpo.
A figurinista teve de encontrar formas para esconder a fiação e as baterias por baixo do tecido esculpido no corpo. A confecção do uniforme leva, no mínimo, 16 semanas.
O ator aumentou seus músculos com uma dieta de 4.000 calorias por dia baseada em proteínas e gorduras boas, suplementos, e musculação de 5 a 6 vezes por semana. Com o passar das semanas e as mudanças no corpo de Zachary, novos ajustes no uniforme tinham de ser feitos. Além da estilista e de um escultor de verdade, outras dezenas de pessoas estão envolvidas no processo, entre eles designers e eletricistas.