O plano-sequência é uma das técnicas mais difíceis do audiovisual. Ela consiste em fazer uma tomada contínua que uma sucessão de acontecimentos é mostrada sem nenhum corte.
O Showtime divulgou um vídeo de bastidores de Kidding, série de Michel Gondry (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças) estrelada por Jim Carrey onde podemos ver todos os desafios de se fazer um plano-sequência.
O plano-sequência surgiu em 1927, no filme Aurora, de F.W. Murnau. Nos anos seguintes, a técnica foi sendo usada com parcimônia por diretores ao redor do mundo.
A revolução do plano-sequência veio em 1948, quando Alfred Hitchcock decidiu que queria rodar o longa Festim Diabólico usando a técnica. Por limitações tecnológicas da época, isso não foi possível, e o cineasta teve de filmar 12 planos-sequências e juntá-los em transições invisíveis, para dar ao público a sensação de continuidade sem cortes.
Recentemente, o diretor Alejandro Gonzales Iñárritu fez algo similar no premiado Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). Confira uma cena: