A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista de filmes finalistas na categoria Melhor Longa em Língua Estrangeira do Oscar e o Brasil foi eliminado da corrida. Bingo: O Rei das Manhãs era nosso representante, mas o filme de Daniel Rezende não passou da fase inicial de seleção da premiação.
Entre os nove filmes selecionados algumas ausências são notadas, como: First They Killed My Father — filme dirigido por Angelina Jolie que representava Camboja — e o drama sobre HIV 120 Batimentos Por Minuto — que ganhou o Grand Prix em Cannes e foi produzido na França. Confira a lista dos finalistas na categoria:
- Uma Mulher Fantástica (Chile)
- Em Pedaços (Alemanha)
- Corpo e Alma (Hungria)
- Foxtrot (Israel)
- The Insult (Líbano)
- Loveless (Rússia)
- Félicité (Senegal)
- Os Iniciados (África do Sul)
- The Square (Suécia)
A seleção do filme representante desse ano foi feita em parceria com a Academia Brasileira de Cinema; anteriormente o Ministério da Cultura escolhia os filmes. A lista de inscritos contava com 23 obras diferentes, incluindo documentários e outras ficções como O Filme da Minha Vida, O Grande Hotel Cambridge e Como Nossos Pais.
A parceria com a Academia foi realizada após a polêmica de 2016 — quando o Ministério da Cultura elegeu Pequeno Segredo para representar o Brasil, quando o filme Aquarius era considerado a melhor opção pela crítica especializada pois vinha ganhando diversos festivais ao redor do mundo.
Bingo: O Rei das Manhãs conta a história de um artista que sonha com seu lugar no mundo da fama, Augusto. O ator então tem a chance de se tornar Bingo, um palhaço apresentador de programas infantis e líder de audiência — por isso, O Rei das Manhãs.
A história é inspirada na trajetória de Arlindo Barreto, mais conhecido como o palhaço Bozo. Entretanto, para ter mais liberdade criativa, a produtora preferiu não usar o personagem oficial.
Bingo: O Rei das Manhãs ainda está em cartaz em cinemas selecionados.