O longa Expresso do Amanhã foi lançado em 2013, mas só aos poucos começou a ganhar distribuição ao redor do mundo. Estrelado por Chris Evans (Capitão América 2: O Soldado Invernal) e dirigido pelo sul-coreano Joon-ho Bong (O Hospedeiro), o filme é baseado na graphic-novel francesa Le Transperceneige, escrita por Jacques Lob e Benjamin Legrand e ilustrada por Jean-Marc Rochett. A produção foi largamente elogiada por crítica e público nos países por onde passou.
Quando um experimento para impedir o aquecimento global falha, uma nova era do gelo toma conta do planeta Terra. Os únicos sobreviventes estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Neste lugar, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos miseráveis (Evans) resolve mudar o status quo, descobrindo todos os segredos deste intrincado maquinário.
Apesar do enorme sucesso do filme na Coreia do Sul, disputas entre o diretor e a distribuidora estadunidense The Weinstein Company, que quer uma versão com mais ação em detrimento do corte de Bong, atrasaram o lançamento da produção, que vem chegando devagar aos cinemas de diversos países desde o ano passado.
O elenco é formado ainda por Tilda Swinton (“Precisamos Falar Sobre o Kevin“), Kang-ho Song, Ah-sung Ko (“O Hospedeiro“), John Hurt (“O Espião Que Sabia Demais”), Jamie Bell (“King Kong”), Ed Harris (“Uma Mente Brilhante”), Ewen Bremner (“Trainspotting”), Octavia Spencer (“Histórias Cruzadas”), entre outros.
O longa é o primeiro em língua inglesa do diretor Bong e foi filmado inteiramente em Praga, República Tcheca. “Expresso do Amanhã” chega ao Brasil no dia 27 de agosto.