Nerds e nerdolas, sejam muito bem-vindos ao cinemagem! Hoje é dia de pegar nossa toalha favorita, nosso guia para viagens pela galáxia e comemorar! Eba! Hoje é o Dia do Orgulho Nerd… ou, como preferimos chamar: Dia da Toalha.
Mas se você está confuso, não precisa se preocupar. Vamos explicar o que essa data significa e como ela surgiu. Então, se você é fã de cinema, cultura pop e tudo que envolve o mundo geek, prepare-se para uma viagem incrível.
O Dia do Orgulho Nerd é comemorado em 25 de maio e é uma celebração mundial da cultura geek e nerd. Essa data foi escolhida em homenagem à estreia do primeiro filme da icônica saga Star Wars, em 1977.
E apesar do filme ter revolucionado a indústria cinematográfica e se tornado um marco na cultura popular, o Dia do Orgulho Nerd só foi oficialmente estabelecido em 2006, quando um espanhol chamado Germán Martínez decidiu criar essa data para celebrar a cultura nerd e geek em todo o mundo.
Ele escolheu o dia 25 de maio como uma homenagem à estreia de Star Wars e também porque, nesse mesmo dia, já era comemorado em todo o Dia da Toalha, como uma forma de homenagem ao escritor britânico Douglas Adams.
Mas… por que Dia da Toalha?
Douglas Adams foi um escritor e comediante que ficou famoso por ter escrito esquetes para a série Monty Python’s Flying Circus. Mas foi com a série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias que ele alcançou a fama global.
A obra começou como série criada pelo rádio, que transmitida pela primeira vez no Reino Unido em 1978. Com o sucesso que alcançou, acabou sendo ampliada e transformada em uma saga de romances em cinco partes.
A história gira em torno de Arthur Dent, um inglês comum que se vê envolvido em uma incrível aventura intergaláctica depois que a Terra é destruída para dar lugar a uma via expressa hiperespacial. Arthur é salvo por seu amigo Ford Prefect, que na verdade é um extraterrestre disfarçado.
A série de livros é conhecida por seu humor inteligente, sátira social e uma mistura única de elementos sci-fi e filosóficos. Douglas Adams utilizava sua narrativa para abordar temas como o sentido da vida, a existência de Deus, o poder da tecnologia e a relação entre humanos e alienígenas, tudo com uma perspectiva cômica e irônica.
Por esses e muitos outros elementos, a obra de Douglas Adams conquistou uma base de fãs dedicada, que aprecia seu estilo único de escrita, repleto de sarcasmo, criatividade e reflexões filosóficas embaladas em uma trama cheia de reviravoltas e situações absurdas.
Foi por isso que, em 2001, duas semanas depois da morte de Adams, vários fãs se reuniram para fazer uma homenagem ao escritor. Para isso, decidiram enaltecer a Toalha, um dos elementos mais icônicos da chamada trilogia de cinco livros. Dessa forma, eles batizaram o 25 de maio como o Dia da Toalha.
Neste dia os fãs andam o dia inteiro com uma toalha, item essencial para escapar das várias situações na série. Conforme descrito no primeiro livro da série:
A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; […] pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal; você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
O fato é que não importa como você quer comemorar e como você quer chamar a data. O dia 25 de maio serve como um símbolo de orgulho e pertencimento para aqueles que se identificam com essa cultura. É uma oportunidade para celebrar as diferenças e encontrar pessoas que compartilham dos mesmos interesses.